Secretaria de Juventude e Lazer lança Juventude Viva em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Secretaria de Juventude e Lazer lança Juventude Viva em Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Juventude e Lazer
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura
secretaria-de-juventude-e-lazer-lanca-juventude-viva-em-maracanau
Texto: Bruna Morais

A Secretaria de Juventude e Lazer realizou hoje, 18 de março, às 9 horas, uma audiência pública, na Câmara dos Vereadores de Maracanaú, para apresentação do Juventude Viva. O Plano reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos. Cerca de 300 pessoas participaram da sessão, onde houve apresentação de hip hop e roda de capoeira, além de participação dos jovens presentes. O Prefeito Firmo Camurça, na ocasião, assinou o termo de adesão voluntária ao plano de prevenção à violência contra a juventude negra, o Juventude Viva.

Construído por meio de um processo amplamente participativo, o Plano reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

Saiba mais – O plano prioriza 142 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que em 2010 concentravam 70% dos homicídios contra jovens negros. A relação inclui as capitais de todos os estados brasileiros. São 11 ministérios envolvidos. Juntos, eles articulam ações de 44 programas em 96 municípios. Todos atuando com diversas ações e serviços em vários territórios brasileiros com alto índice de vulnerabilidade. Até junho de 2014, foram empenhados R$ 600 milhões.