Secretaria de Saúde inaugura sala de odontologia na UPA 24h

Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde inaugura sala de odontologia na UPA 24h
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, inaugurou na última quinta-feira, 27/04, a sala de odontologia no equipamento de saúde.

O evento foi realizado nas dependências da UPA 24h, e contou com a presença do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, do vice-prefeito, Neton Lacerda, do secretário de saúde, Wagner Sousa, da diretora geral da unidade, Nívea Barroso, do diretor superior de saúde bucal, Pedro Mourão, entre outras autoridades e colaboradores.

O serviço de odontologia será ofertado no período noturno, das 19h às 7h da manhã, durante a semana e aos finais de semana e feriados, o serviço será 24 horas. Além disso, os pacientes dos postos de saúde que necessitem do serviço no terceiro turno e os da Unidade 24h do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, por não possuírem atendimento odontológico, podem ser encaminhados para a UPA. Já durante o dia, na semana, os pacientes podem procurar os postos de saúde.

A direção de saúde bucal, realizou recentemente, capacitação para as enfermeiras da triagem da UPA 24h, para a classificação dos pacientes que chegarem na unidade buscando o serviço. O fluxo de abrir ficha e classificação será o mesmo, apenas o olhar da equipe será diferenciado. Além disso, haverá na unidade, Raio-X odontológico para fins de diagnóstico. A UPA 24h contará com protocolos específicos que facilitarão o atendimento e o seguimento dos pacientes dentro da unidade levando assim, uma melhor qualidade na assistência prestada.

Novo aparelho de ECG – Com o objetivo de otimizar o atendimento e diagnóstico de alterações cardíacas nos pacientes, a UPA disponibiliza também a partir de hoje, o protocolo de dor torácica que será instituído na unidade a fim de reduzir os riscos de morte por infarto e garantindo um tratamento adequado aos pacientes que chegarem a unidade com a suspeita. Com ele, foi recebido um novo aparelho de eletrocardiograma e por isso, a unidade oferecerá laudos de ECG, 24h, com resultados imediatos e assim evitando maiores complicações aos pacientes. Esse aparelho faz parte do programa do Ministério da Saúde de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares nos hospitais e unidades de pronto atendimento (upas 24h) do país e Maracanaú, por meio da UPA do município, aderiu ao programa.

Além de proporcionar redução de internação, morbidade e mortalidade, a unidade reduz custos pois não é mais necessário a impressão dos exames já que os mesmos podem ser lidos digitalmente e interpretados na hora, com a ajuda de um profissional da cardiologia.
Dados recentes em outras unidades, já apresentam uma redução de 60% no tempo de intervalo entre a entrada de pacientes com suspeita de infarto e a realização de eletrocardiograma, principal exame para diagnóstico de ataque cardíaco.

As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte em todo o mundo. Entre as doenças cardíacas mais comuns, destaca-se o infarto agudo do miocárdio (IAM), diminuição ou interrupção da passagem de sangue para o coração, de forma súbita, responsável por ocasionar cerca de 360 mil mortes anuais somente no Brasil.