Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre gastrostomia para enfermeiros

Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre gastrostomia para enfermeiros
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde – NUMEPS, em parceria com a Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST, realizou na última quarta-feira, 19/04, uma capacitação sobre gastrostomia para os enfermeiros dos equipamentos de saúde de Maracanaú.

Com o tema “Os cuidados e o manejo do enfermeiro aos portadores de gastrostomia”, os participantes conheceram melhor as técnicas do procedimento com o palestrante Dielson Alves de Sousa, enfermeiro coordenador do Serviço de Estomaterapia, do Hospital Infantil Albert Sabin.

Para o gerente do NUMEPS, Ismael Frota, a capacitação em saúde é fundamental e essencial no esclarecimento das técnicas corretas de manuseio na gastrostomia. “A gastrostomia é um procedimento invasivo que requer cuidados peculiares. O profissional enfermeiro deve ter o conhecimento técnico correto do manuseio dos equipamentos, em especial das sondas utilizadas, para que os pacientes sofram o mínimo possível e passem pelo tratamento adequadamente”, enfatizou.

Estiveram presentes além dos profissionais, a presidente da Seção Ceará da Sobest, Aurilene Lima; a diretora da atenção secundária da secretaria de saúde, Roseane Monteiro; a diretora da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Maracanaú, Nivea Barroso, acompanhada do diretor clínico Bruno Vieira.

Saiba mais – A Estomaterapia é a área da saúde que busca prevenir a perda da integridade da pele, voltada para a assistência e cuidado de pessoas com estomias, feridas (agudas e crônicas), fístulas, drenos, cateteres e incontinências (anal e urinária).