Secult convida agentes culturais de Maracanaú para encontro sobre a Lei Aldir Blanc

Você está visualizando atualmente Secult convida agentes culturais de Maracanaú para encontro sobre a Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo — Secult, convida agentes culturais da cidade para o 1º Encontro com a Sociedade Civil, para tomar decisões sobre a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc, Lei que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. O encontro acontecerá na próxima sexta-feira, 03/05, das 17h às 19h, no Teatro Dorian Sampaio.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), já pode ser considerada a maior iniciativa voltada ao setor cultural da história do Brasil. Com caráter permanente e descentralizado, vai injetar R$15 bilhões em estados, municípios e no Distrito Federal até 2027. Recursos voltados à promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura.

A PNAB prevê recursos para chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor, destinado a cinco áreas:

-Manutenção, formação, desenvolvimento técnico e estrutural de agentes, espaços, iniciativas, cursos, oficinas, intervenções, performances e produções;

-Desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária;

-Produções audiovisuais;

-Manifestações culturais;

-Realização de ações, projetos, programas e atividades artísticas, do patrimônio cultural e de memória.

Quem foi Aldir Blanc

A Lei foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19. Aldir foi um dos mais importantes compositores da música brasileira e sua obra é considerada um patrimônio cultural do país. Em sua obra, ele abordou temas como o amor, a política, a crítica social e a cultura popular brasileira. Aldir Blanc foi um dos compositores mais importantes da MPB e sua obra é considerada um patrimônio cultural do Brasil.