Secult lança projeto “Teatro Dorian de Portas Abertas”

Você está visualizando atualmente Secult lança projeto “Teatro Dorian de Portas Abertas”

A fim de promover espetáculos gratuitos e dar oportunidades para artistas se apresentarem no Teatro Dorian Sampaio, a Secretaria de Cultura e Turismo — Secult, lança o Projeto “Teatro Dorian de Portas Abertas”. Uma vez por mês, artistas locais terão o Teatro Dorian gratuitamente para realizar suas apresentações artísticas. O projeto tem previsão de início de suas apresentações ainda neste mês de março e a idade mínima para participar é 18 anos. Artistas culturais credenciados também receberão cachês por suas apresentações.

A Secretaria de Cultura e Turismo disponibilizará o Teatro com todos os seus equipamentos como: espaço, estrutura, som e mídias digitais para divulgação das apresentações. As propostas de projetos podem ser enviadas por meio de link de cadastro, onde os artistas fornecem todas as informações sobre seu espetáculo.

Com o projeto, a Secult tem o objetivo de promover atividades por meio de ações de difusão contínuas e apresentações de espetáculos, com foco na política de formação de plateia. Tais ações visam qualificar e dinamizar o funcionamento das atividades formativas e da programação do Teatro, junto a toda comunidade artística cultural, grupos e organizações culturais civis, pública ou privada.

O projeto visa fomentar ações que possibilitem o acesso de todos à cultura, tais como artes visuais, audiovisual, expressões culturais, artes cênicas, músicas, etc, por acreditar que a realização dessas atividades constituem um direito básico para a construção humana. Tais atividades fortalecem o equipamento cultural diante da população local, permitindo o funcionamento do equipamento, assim como desenvolver a programação do Teatro Municipal Dorian Sampaio.

O desenvolvimento da programação e das ações de ocupação artístico-cultural do espaço também podem ser entendidos como ações de promoção e democratização do acesso a bens e serviços culturais, através da política de formação de público e fortalecimento de espaços culturais do município de Maracanaú e do Teatro junto ao Sistema Estadual de Teatro. As ações estão alinhadas às políticas públicas e culturais da cidade, protagonizando os artistas locais.

Artistas culturais credenciados na Secretaria de Cultura e Turismo receberão cachês por suas apresentações. O cachê por apresentação é pago apenas aos artistas que são credenciados na Secult e apenas a um artista da apresentação, caso a apresentação tenha mais de um artista credenciado. Não será pago cachê aos não credenciados. Novos credenciamentos acontecerão por meio de edital, sem previsão de data de lançamento. As inscrições para os projetos ficarão abertas por todo o ano de 2024.

Saiba mais — O Teatro Dorian Sampaio é um equipamento público que integra a Secretaria de Cultura e Turismo, localizado nas dependências do Centro Cultural Dorian Sampaio, no Centro de Maracanaú. Desde a sua fundação, as atividades desenvolvidas e a programação cultural, vem sendo realizadas através do incentivo de editais municipais, permitindo assim, que o espaço atue como um potente descentralizador e difusor de arte. Além disso, o espaço constitui um importante equipamento cultural para a localidade, cumprindo também um papel referencial de apoio.

Artista, envie sua proposta de projeto através deste link: