Fortalecendo a agricultura familiar, a Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, está executando, pela primeira vez, o Programa de Aquisição de Alimentos para os povos indígenas. Uma iniciativa que está contemplando exclusivamente 51 agricultores indígenas e suas famílias do território Pitaguary.
Na prática, os agricultores indígenas cadastrados no Programa tem a comercialização garantida dos alimentos produzidos e recebem valores que complementam a renda familiar. Além disso, o que é produzido no Pitaguary fica na própria comunidade, reforçando a merenda escolar em quatro escolas indígenas da região.
Com o investimento na ordem de R$ 330 mil em Maracanaú, o Programa, que é Federal, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, sendo executado pela Prefeitura com o apoio com as Secretaria de Educação, municipal e estadual.
No Ceará, os municípios contemplados com o PAA Indígena são: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.
Saiba Mais – O PAA é um programa do Governo Federal, sendo um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. No caso da modalidade indígena, além de comprar dos agricultores, a distribuição dos alimentos também será para os povos originários atendidos pela rede de educação pública e pelo CRAS que atende essa população.