Semam e Semace debatem uso do Sinaflor para monitoramento florestal

No momento, você está visualizando Semam e Semace debatem uso do Sinaflor para monitoramento florestal
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Meio Ambiente
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Na última sexta-feira, 07/03, representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Maracanaú (Semam), estiveram reunidos com o gerente de Cadastramento Florestal da Semace, George Romero, para discutir o uso do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), para a realização de monitoramento florestal. Durante o encontro, foram abordados os aspectos operacionais do sistema e a importância da adesão dos municípios para garantir maior controle e segurança ambiental.

A parceria entre os órgãos municipais e estaduais é fundamental para o fortalecimento da gestão florestal, além de assegurar a regularização das atividades que envolvem o uso dos recursos naturais, alinhando as políticas locais às diretrizes nacionais de proteção ambiental. O Sinaflor é uma ferramenta essencial para o monitoramento da exploração e uso dos recursos florestais no Ceará.

Saiba mais — O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama. O Sinaflor foi instituído pela Instrução Normativa n.° 21, de 24 de dezembro de 2014, em observância dos arts. 35 e 36 da Lei n.º 12.651, de 25 de maio de 2012.

As atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) serão efetuadas por meio do Sinaflor, ou por sistemas estaduais e federais nele integrados. A implantação do Sinaflor é gradual, por Unidade Federativa.