Semam elabora Plano de Arborização Municipal

Você está visualizando atualmente Semam elabora Plano de Arborização Municipal

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam, enviou esta semana para a Câmara Municipal de Vereadores de Maracanaú para apreciação e considerações, o projeto de lei que institui a criação do Plano de Arborização Urbana em Maracanaú. O Plano trata-se de um conjunto de métodos e medidas adotadas para preservação, manejo e expansão das árvores no Município, de acordo com as demandas técnicas e as manifestações de interesse das comunidades locais.

A Prefeitura justifica, que a Lei e o Plano são necessários para adequar a Política Ambiental da cidade, atualizando as diretrizes, principalmente no que se refere ao planejamento e à gestão da arborização, promovendo uma lei mais eficiente às ações do poder público, com a finalidade de compatibilizar os interesses coletivos e garantir os benefícios da arborização urbana.
Outro ponto importante do Plano é que ele pode ajudar a acabar com os problemas de árvores que interferem nas fiações elétricas, quebram as calçadas e geram outros transtornos aos cidadãos. Isso acontece porque o plano recomenda as espécies mais adequadas para cada tipo de área, alerta sobre as variedades menos adequadas e sobre as formas corretas de plantá-las e cultivá-las. Para auxiliar a população e a própria Prefeitura, caso o projeto seja aprovado, será criado o “Plano de Arborização Municipal”, com base nas informações do projeto de lei, com o auxílio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema.

“O documento prevê ainda, que as árvores já plantadas nas áreas públicas e que se mostrem inadequadas ao paisagismo, ao bem-estar da população ou ao bom funcionamento dos equipamentos públicos poderão ser gradativamente substituídas pela Prefeitura, por espécies mais adequadas. Todas essas ações estão diretamente conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Município de Maracanaú”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Helanio Facundo.