Semam realiza reunião intersetorial para discutir o Junho Ambiental 2017

Você está visualizando atualmente Semam realiza reunião intersetorial para discutir o Junho Ambiental 2017

Muitos acreditam que as questões ambientais de proteção, preservação e atividades de conscientização são de responsabilidade apenas do setor de Educação Ambiental. Procurando livrar-se dessa ideia, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam reuniu representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica – Setec, da Secretaria de Educação – Seduc, do Enactus – IFCE e do Centro Brasileiro de Cursos – Cebrac, para discutir as ações e atividades que serão realizadas no Junho Ambiental 2017.

Foram propostas ideias de atividades ecológicas como minicursos, mesas-redondas, oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, trilhas ecológicas, entre outras ações, que serão levadas à população a partir do dia 1º de junho, quando se tem início a Semana Mundial do Meio Ambiente, durante a programação do São João de Maracanaú, no estande da Semam, na cidade cenográfica.

O trabalho em parceria com os outros setores, inclusive com a iniciativa privada, é de extrema importância para a questão ambiental pois há uma maior difusão das ideias e da consciência ecológica, alcançando mais pessoas e assim resultando em um maior retorno das ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Saiba mais – A preocupação com os cuidados sobre o meio ambiente teve início em 1972, na conferência de Estocolmo, onde foi quebrado a visão de que a natureza era uma fonte inesgotável de recursos e de que o homem poderia usá-la sem nenhuma consequência. A desigualdade da relação homem versus natureza colocou em alerta os representantes e líderes mundiais, e a partir daquele ano, o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente virou pauta nas discussões da comunidade internacional. Em Maracanaú, o Junho Ambiental acontece desde 2010, com atividades voltadas para a população e empresas, visando quebrar a resistência, quanto a prática da proteção do meio ambiente. (Juliana Freires)