Semana do Bebê 2024: Creas e Unidades de Acolhimento de Maracanaú integram a programação com ações para as crianças e adolescentes

Você está visualizando atualmente Semana do Bebê 2024: Creas e Unidades de Acolhimento de Maracanaú integram a programação com ações para as crianças e adolescentes

De 14 a 20 de maio, todos os equipamentos da Prefeitura de Maracanaú participaram com atividades durante a programação da Semana do Bebê 2024. E o Centro de Referência Especializado de Assistência Social — Creas, juntamente com as Unidades de Acolhimento de Maracanaú, as quais são vinculados à Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria de Assistência e Cidadania — Sasc, não ficaram de fora.

No decorrer da semana, com início no dia 14 de maio, foram realizadas oficinas, apresentações musicais, contação de histórias e rodas de conversas com diversas temáticas abordadas pela Semana do Bebê 2024, que teve como tema principal: “Construindo um futuro saudável e sustentável para as próximas gerações”.

Na quarta-feira, 15 de maio, uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica — SETEC, a Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais — SEPS e a Fecomércio/SESC, prepararam brincadeiras dirigidas nas unidades de acolhimento: Casa Família Maria Mãe de Ternura e Abrigo Domiciliar.

O objetivo era despertar, junto às crianças em acolhimento para adoção, a harmonia, a convivência, o trabalho em grupo, bem como, a criatividade e a coordenação motora. Algumas atividades também foram voltadas para os profissionais que atuam nas unidades.

Abordando 18 de maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o CREAS também realizou duas ações em alusão à data. A primeira aconteceu no dia 16 de maio, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Irmã Dulce. O objetivo era informar sobre o direito de não ter seus corpos violados de nenhuma forma. Já a segunda atividade, foi um diálogo sobre violência sexual e aconteceu no dia 18 de maio, na Escola de Ensino Médio José Milton de Vasconcelos Dias.

A Semana do Bebê visa assegurar a atenção adequada a crianças de 0 a 6 anos. A cada edição ocorrem discussões intersetoriais sobre assuntos voltados a esse público. Realizada este ano durante maio, mês que marca o combate e o enfrentamento à exploração e violência sexual infantil no Brasil por conta da data 18 de maio, a Semana do Bebê 2024 também abordou ações sobre a temática.