Semana do Meio Ambiente é realizada na Escola Municipal Rachel de Queiroz

Você está visualizando atualmente Semana do Meio Ambiente é realizada na Escola Municipal Rachel de Queiroz
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, está sendo realizada a Semana do Meio Ambiente na Escola Municipal Rachel de Queiroz. A programação acontece até 9 de junho, abordando o tema ‘Sustentabilidade Ambiental: Lixo Zero’, que envolve atividades como palestras sobre estufa inteligente e arborização, apresentações de trabalhos dos alunos sobre reciclagem, lixo, compostagem, biomas, elementos naturais e a biodiversidade em Maracanaú, e também plantio da horta escolar.

Igor Freire, professor de ciências, é o idealizador do projeto. Buscando não se limitar apenas ao Dia do Meio Ambiente, ele planejou essa semana visando tornar a Escola Rachel de Queiroz um exemplo de sustentabilidade, onde os alunos já realizam coleta de materiais, reciclagem, arborização, confecção de lixeiras seletivas, entre outras atividades. “É um sonho sonhado juntos. Então não tem porquê eu sonhar com isso, sem que meus alunos estejam comigo” destaca. Ele também tem futuros projetos de realizar doações para instituições, por meio da arrecadação da reciclagem de resíduos, feita juntamente com os alunos.

Rebeca Soares, engenheira e design leader da Enel Green Power, palestrou sobre Energias Renováveis e Oportunidades Profissionais. Ela considera que essa é uma oportunidade para os alunos conhecerem o mercado profissional nessa área, e também buscarem uma transformação da sociedade. “Mais do que simplesmente ter um trabalho, é você fazer algo que tenha uma importância, um significado. E trabalhar com energias renováveis, com qualquer tema que envolva sustentabilidade, eu acho bonito, tem uma relevância para o nosso planeta”, afirma.

A coordenadora pedagógica, Cheila Borges, diz que um dos objetivos desse evento é fazer reflexões a respeito dos desastres que estão acontecendo no meio ambiente. “Cada um fazendo a sua parte, acredito que podemos mudar, principalmente essa nova geração”. Ela explica que todo esse processo vem sendo trabalhado ao longo do ano, no qual os alunos de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, desenvolvem outras atividades relacionadas ao tema, preparando eles para a programação dessa semana ambiental.

O diretor da escola, Emanuel Andrade, acredita que os projetos podem favorecer o ensino e aprendizagem dos estudantes, pois além de terem bons resultados nas avaliações, permitem a eles a construção de um protagonismo juvenil. A Semana do Meio Ambiente é mais um desses projetos, que busca conscientizar os jovens para que no futuro se possa ter uma sociedade com menos lixo e mais sustentável. “Uma coisa é você só apresentar no livro ou no slide a questão ambiental, outra é o aluno fazer esse processo, saindo da rotina escolar e se sentindo participante, é bastante valoroso e motivador”, descreve.