Você está visualizando atualmente Semana dos Povos Indígenas: Encerramento da Semana de Cidadania do Povo Pitaguary ofertou serviços gratuitos à comunidade
Foto: Rafael Dourado

Nesta sexta-feira, 19 de abril, data em que marca o Dia Nacional dos Povos Indígenas, o Povo Pitaguary realizou o encerramento da programação cujo objetivo foi exaltar e fortalecer a cultura dos indígenas no município.

Em parceria com o Governo do Estado, o Caminhão do Cidadão em ação do Projeto Acolher estacionou em Santo Antônio do Pitaguary e ofertou diversos serviços gratuitos à comunidade.

Todos puderam aproveitar para emitir documentos, atualizar o Cadastro Único, buscar orientações jurídicas, além de realizar corte de cabelo, serviços de saúde, e entre outras atividades.

Sobre a Semana de Cidadania Povo Pitaguary — De 15 a 19 de abril, a programação especial em Maracanaú trouxe muita tradição e rituais sagrados. No decorrer dos dias, foram realizados jogos indígenas, abertura da mostra cultural “Somos Todos Parentes” de Benicio Pitaguary (in memorian), celebração da espiritualidade indígena aos pés da mangueira sagrada centenária do território e ações de saúde e promoção social.

A realização da Semana da Cidadania foi do Povo Indígena Pitaguary, com o apoio da Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas de Maracanaú — Safai, Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc; Centro de Referência de Assistência Social — Cras Indígena, Polo Indígena Pitaguary; Educação Escolar Indígena Pitaguary; Movimento Saúde Mental e Governo do Estado do Ceará.