Seminário debate a importância do Dezembro Verde

Você está visualizando atualmente Seminário debate a importância do Dezembro Verde
Foto: Stênio Saraiva

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam, realizou na manhã desta terça-feira, 10, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Maracanaú, um seminário sobre a importância da Campanha Dezembro Verde. A Campanha é realizada, através de ações educativas, em vários municípios no mês de dezembro e tem como objetivo, combater o abandono e os maus-tratos contra animais.

A mesa de debates foi representada pelo vereador Raphael Pessoa, como também, pelos militantes da causa animal: o criador da Campanha Dezembro Verde no Brasil, Alex Paiva, a representante da Instituição Proteção Animal – Maracanaú, Danizete Cavalcante e a representante da ONG Anjos da Proteção Animal, Stefani Rodrigues.

Foto: Stênio Saraiva

O Dezembro Verde foi idealizado no Ceará em 2015, pelo ativista Alex Paiva, natural de Sobral, que sentiu a necessidade de alertar sobre o abandono de animais diante de inúmeras estatísticas. O objetivo do ativista é disseminar a campanha e implantar políticas voltadas para a causa.

“Procuramos criar alianças com as prefeituras e implantar políticas de proteção à saúde única, composta pela saúde humana, não humana (dos animais) e do meio ambiente) como e o principal: alertar à população que os animais são seres viventes, não são objetos nem brinquedos para serem abandonados no meio da rua”, explicou Alex.

Foto: Stênio Saraiva

Em Maracanaú, a campanha tem como título: Escolha adotar. Até o dia 18, serão realizadas ações como: Blitz Educativa, Feira de Adoção e o Natal Pet. Um novo debate será realizado, em janeiro de 2020 e contará com a participação de todas as secretárias municipais.

Saiba mais – Dezembro foi escolhido por ser o mês em que o abandono de animais começa a se intensificar até meados de fevereiro, devido à negligência ou dolo de donos que viajam para curtir festas de fim de ano e férias. O mês também se destaca por ter o Dia Internacional dos Direitos Animais. (Sabrina Vieira)