Seminário discute estratégias para a promoção dos direitos da Criança e do Adolescente

You are currently viewing Seminário discute estratégias para a promoção dos direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Stênio Saraiva

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizou na última quinta-feira, 28 de março, um dia inteiro de seminário para discutir políticas públicas de fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. O evento aconteceu pela manhã no Auditório do IFCE e à tarde no Restaurante Popular.

De acordo com o presidente do CMDCA, Lenilson Sousa, o debate busca envolver diversos setores do poder públicos para discutir e realizar ações sobre as temáticas apresentadas.

“Todo dia é dia de discutir e lutar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Estamos aqui com o controle social, sociedade civil e o governo de mãos dadas para que possamos, de alguma forma, garantir esses direitos ou tirar da situação de vulnerabilidade e oferecer oportunidades aos que sofrem a ruptura desses direitos”.

Foto: Stênio Saraiva

Na oportunidade, foram apresentadas algumas estratégias importantes para a promoção dos direitos da Criança e do Adolescente em Maracanaú tais como: a participação do município no Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2017/2020, o lançamento do Processo de eleição do Conselho Tutelar 2019 e a criação da Rede de Proteção Comunitária dos Direitos da Criança e Adolescente, que envolve a ação de várias instituições/áreas governamentais ou não, que visam atuar em questões sociais de extrema complexidade, definindo estratégias para a prevenção, atendimento e fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de risco.

O órgão divulgou a Campanha “Fora da Escola Não Pode”, que tem como objetivo combater o índice de evasão escolar que atinge crianças e adolescentes do Município. A ideia é criar agentes de comunicação que possam ajudar a diminuir esse índice. E a Campanha “Cidadão Amigo da Criança”, que busca arrecadar recursos, através de doações advindas do imposto de Renda, que vão ajudar a potenciar ações desenvolvidas pelo órgão. (Sabrina Vieira)