Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organiza espetáculo sobre a história de Maracanaú

Você está visualizando atualmente Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organiza espetáculo sobre a história de Maracanaú

Participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço ofertado através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania- Sasc, apresentarão, em março de 2024, o espetáculo “Maracanaú: Trilhando o sucesso”. Para preparar a peça teatral, estão sendo realizados encontros de organização. No último dia 12/01 ocorreu, no Centro de Convivência Social — CCS Timbó, a primeira reunião de alinhamento com todas as unidades que farão parte da apresentação cultural.

Crianças, adolescentes e idosos das oficinas de capoeira; dança; esporte; teatro e hip-hop do SCFV já estão ensaiando. O espetáculo mobilizará a participação de todos os grupos do SCFV dos Centros de Referência de Assistência Social — Cras, além do Centro de Convivência Social — CCS Timbó, Centro de Convivência do Idoso — CCI, Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú — CIRM e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais — APAE.

O objetivo do espetáculo é revisitar e homenagear a história de Maracanaú, além de fortalecer o convívio intergeracional entre crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para isso, são realizadas rodas de conversas, que ampliam as trocas culturais e de vivências entre os usuários, que desenvolve o sentimento de pertença e de identidade.

A apresentação cultural contará a história de Maracá, um garoto que recebe a difícil tarefa de escrever um livro para apresentar na escola. Sem saber como iniciar, senta na sombra de uma árvore e começa a reclamar. Para sua surpresa, aquela sombra pertencia à mangueira bicentenária que, por sua vez, despertou para responder os questionamentos daquele garoto.

Durante a conversa, eles avistam uma linda ave se aproximar. O garoto fica encantado ao ver que se trata de uma Maracanã e decide segui-la em uma linda jornada, onde eles conhecem os encantados do território Pitaguary que contam a história antes de Maracanaú ter sua independência.

Sobre o SCFV — É um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado complementarmente ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Em Maracanaú, o serviço é ofertado através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania- Sasc, com atividades realizadas nos 11 Cras e nos 2 Centros de Convivência, localizados no município. O SCFV é destinado aos grupos em situação de vulnerabilidade social.