Cadastro Único – Visitas em Casa para Ação de Qualificação Cadastral

Este serviço realiza visitas em casa para atualizar ou revisar as informações de famílias que moram sozinhas e que têm dados desatualizados há mais de 24 meses ou com inconsistências. Assim, garantimos que as informações estejam corretas no Cadastro Único e asseguramos o acesso a programas sociais.

Quem pode utilizar este serviço?

Famílias listadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que tenham:

  • Dados incorretos no cadastro;
  • Última atualização feita há mais de 24 meses.

Etapas para a realização deste serviço

A família é automaticamente identificada nas listas do MDS. Se não for encontrada durante a visita, recebe uma notificação para procurar o CRAS e marcar um novo atendimento.

Documentos necessários

O responsável pela família deve apresentar documentos de todos os membros:

  • CPF (obrigatório para todos);
  • Documento de Identificação com foto (obrigatório para o responsável familiar);
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de residência.

Passo a passo do atendimento

  1. Família é identificada na lista do MDS e incluída na rota de visitas;
  2. Entrevistador faz a visita e coleta os dados/documentos (usando formulário físico ou tablet);
  3. Tira fotos dos documentos de identificação;
  4. Dados e documentos são inseridos no sistema do Cadastro Único, com upload das cópias digitais e Termo de Responsabilidade assinado, conforme IN nº 4/2023;
  5. Cadastro é atualizado e regularizado.

Prazo de participação

Os dados devem ser inseridos no sistema em até 30 dias após a visita.

Endereço

As visitas são feitas nas casas das famílias pelos entrevistadores sociais da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (SASC).