Este serviço realiza visitas em casa para atualizar ou revisar as informações de famílias que moram sozinhas e que têm dados desatualizados há mais de 24 meses ou com inconsistências. Assim, garantimos que as informações estejam corretas no Cadastro Único e asseguramos o acesso a programas sociais.
Cadastro Único – Visitas em Casa para Ação de Qualificação Cadastral
Quem pode utilizar este serviço?
Famílias listadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que tenham:
- Dados incorretos no cadastro;
- Última atualização feita há mais de 24 meses.
Etapas para a realização deste serviço
A família é automaticamente identificada nas listas do MDS. Se não for encontrada durante a visita, recebe uma notificação para procurar o CRAS e marcar um novo atendimento.
Documentos necessários
O responsável pela família deve apresentar documentos de todos os membros:
- CPF (obrigatório para todos);
- Documento de Identificação com foto (obrigatório para o responsável familiar);
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de residência.
Passo a passo do atendimento
- Família é identificada na lista do MDS e incluída na rota de visitas;
- Entrevistador faz a visita e coleta os dados/documentos (usando formulário físico ou tablet);
- Tira fotos dos documentos de identificação;
- Dados e documentos são inseridos no sistema do Cadastro Único, com upload das cópias digitais e Termo de Responsabilidade assinado, conforme IN nº 4/2023;
- Cadastro é atualizado e regularizado.
Prazo de participação
Os dados devem ser inseridos no sistema em até 30 dias após a visita.