Programa de Aquisição de Alimentos – Compra com Doação Simultânea (PAA CDS)

O Programa de Aquisição de Alimentos – Compra com Doação Simultânea (PAA CDS) é uma iniciativa que compra produtos alimentícios de agricultores familiares e os distribui para entidades cadastradas. Isso é feito em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Quem pode utilizar este serviço?

  • Agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) atualizadas e que tenham sido habilitados por meio do Edital de credenciamento do programa. 
  • Entidades sociais que estejam cadastradas e habilitadas no programa por meio de aedital de credenciamento.

Etapas para a realização deste serviço

Para participar, tanto os agricultores quanto as entidades precisam se inscrever nos editais de credenciamento que são lançados regularmente.

Documentos Necessários

Para Agricultores:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP)

Para Entidades:

  • CNPJ
  • Ata de fundação
  • Ata de posse da diretoria
  • RG e CPF do responsável
  • Comprovante de endereço do responsável
  • Estatuto social
  • Registro em algum conselho de política pública

Passo a Passo

  1. Verificar a abertura do edital de credenciamento.
  2. Reunir os documentos necessários.
  3. Fazer a inscrição como agricultor familiar ou como entidade beneficiária.
  4. Participar do processo de seleção e habilitação.
  5. Após a aprovação, aguardar a liberação de recursos por parte do MDS e convocação para início do programa.
  6. Proceder com a entrega dos produtos da agricultura familiar ou receber os alimentos doados conforme os critérios estabelecidos pelo programa.

Prazo de Participação

Os interessados podem participar durante o período de validade do credenciamento e enquanto o programa estiver em execução.

Endereço

O programa é realizado no Banco de Alimentos