Servidores de Maracanaú irão compor força-tarefa do Cadastro Único no Rio Grande do Sul

Você está visualizando atualmente Servidores de Maracanaú irão compor força-tarefa do Cadastro Único no Rio Grande do Sul

Com a missão de colaborar com as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS) e ainda fortalecer o Sistema Único de Assistência Social — SUAS ao nível nacional, a Prefeitura de Maracanaú enviou nesta segunda-feira, 03 de junho, servidores para compor ação do Governo Federal em apoio às ações do Cadastro Único na região: a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social no Rio Grande do Sul — FORSUAS/ RS.

Os Entrevistadores Sociais, Jaderson Santos de Paulo e Márcio Bezerra de Sousa, lotados na coordenação do Gestão do Sistema Único de Assistência Social — GESUAS da Secretaria de Assistência Social, embarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza para a missão com a previsão de 30 dias de trabalho na força-tarefa.

O objetivo é apoiar a equipe local e garantir proteção social às famílias em maior vulnerabilidade social. Uma vez que a área da Assistência Social também foi gravemente impactada pelos alagamentos, afetando tanto os equipamentos socioassistenciais, materiais permanentes, a infraestrutura, mas principalmente os profissionais da região, que estão enfrentando um elevado nível de cansaço e fadiga.

Sobre a ação — FORSUAS/RS integra esforços para proteger a população em emergências no Sul do país. A iniciativa foi articulada pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome — MDS e recrutou entrevistadores sociais de vários municípios do Brasil, dentre eles, Maracanaú, no Ceará.

A FORSUAS/ RS reúne profissionais da União, estados, municípios e instituições parceiras e atuará em três frentes: preparação, resposta e recuperação, oferecendo apoio técnico e operacional aos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)