Setor de Apoio ao Educando apresenta Projeto de Alimentação Saudável no São João de Maracanaú

Você está visualizando atualmente Setor de Apoio ao Educando apresenta Projeto de Alimentação Saudável no São João de Maracanaú

Foi com o objetivo de mostrar que é possível o reaproveitamento de alimentos para uma alimentação saudável, incentivando a realização de uma culinária alternativa, que os técnicos do setor de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação, estiveram na última quarta-feira, 15, no São João de Maracanaú. Trouxeram para o evento alimentos que comprovaram essa ideia. “Trouxemos o patê como nova forma de apresentar o peixe e um bolo de milho sem glúten, para trabalhar a alimentação inclusiva, pois existem muitos indivíduos com intolerância alimentar”, disse a professora Laura Leal, chefe do setor.

Laura completou fazendo uma breve análise sobre a participação de sua equipe no evento. “É necessário divulgar o papel que desenvolvemos nas escolas municipais e creches contratadas, pois é muito importante trabalhar a alimentação saudável das crianças e dos jovens e, assim, expandir para toda a comunidade”, finalizou.

Uma das instituições de ensino presentes no local foi a Escola Manoel Rodrigues, que apresentou um projeto desenvolvido por algumas professoras da equipe de educação infantil e que tinha o propósito de estimular a prática de uma alimentação mais equilibrada. “Tentamos inserir frutas como goiaba, manga e banana em receitas de biscoitos e bolos dentro da sala de aula. Os alunos degustaram e adoraram. A notícia dos nossos experimentos chegou até a Secretaria da Educação, os técnicos gostaram bastante e em seguida fomos convidados para participar do São João de Maracanaú”, disse a professora Emilena de Sousa.

Para a professora Janete Clarice Amaral, diretora da instituição, a participação de sua escola no evento é muito significativa. “Ficamos muito felizes de sermos convidados para o São João de Maracanaú. As crianças que estiveram à frente desse projeto estão aqui representando, não só os demais alunos, mas também toda a comunidade escolar, então estamos contentes de verdade com o resultado desse trabalho”, ressaltou a gestora.

Paralelo à apresentação dos projetos, as nutricionistas da Secretaria realizaram atividades nutricionais no São João, como o cálculo do índice de massa corporal do público. “Essas ações são formas de informar sobre a alimentação das pessoas, além de ser uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho, levando as pessoas a ficarem mais atentas com sua saúde”, falou Rafaela Sousa, nutricionista da Secretaria de Educação. (Sidney Galvão)