SME lança 7ª edição da revista Educação & Reflexão

sme-lanca-7a-edicao-da-revista-educacao-reflexaoExcelência no trabalho realizado pelos novos Núcleos Gestores das Escolas Municipais de Maracanaú. Este é o tema da sétima edição da revista Educação & Reflexão, periódico institucional da Secretaria de Educação. Disponível no site da Prefeitura, a publicação destaca as ações realizadas por educadores de seis escolas, que tem demonstrado bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. “Após um ano que realizamos o processo para seleção dos núcleos gestores, resolvemos verificar o cenário formado a partir dessa intervenção. Assim, escolhemos os grupos que, de acordo com alguns critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial da revista, conseguiram obter destaque no trabalho que realizam. Acredito que suas histórias sirvam de inspiração e motivação para todos”, fala Antonio Nilson Gomes Moreira, coordenador editorial de Educação & Reflexão. A revista ainda traz os principais fatos e eventos ocorridos nas escolas e na própria Secretaria de Educação de Maracanaú – SME, bem como três artigos científicos que refletem o sistema educacional desenvolvido em Maracanaú. “Este é um trabalho que só é possível de ser realizado graças as ações desenvolvidas por todo o grupo que forma a Educação de Maracanaú. É uma forma de registrarmos nossa história, bem como de estimularmos os educadores a refletirem sobre suas práticas diárias”, afirma o Secretário de Educação, prof. Marcelo Farias.

Saiba mais – Lançada em outubro de 2011, durante a festa em comemoração ao Dia do Professor, a revista ‘Educação & Reflexão’, é uma publicação semestral de responsabilidade da Secretaria de Educação de Maracanaú e registrada sob o número ISSN 2237-7883. Com o slogan “a gestão refletindo suas práticas”, os exemplares abordam temas de interesse dos educadores municipais. A revista nasce da necessidade de publicizar o conhecimento produzido e desenvolvido pelos servidores, bem como forma de servir de registro e memória das ações realizadas por técnicos, professores e alunos. Esta é uma publicação concebida para o meio digital, porém, alguns exemplares são impressos esporadicamente e distribuídos pela Secretaria de Educação, com colaboradores da edição, representantes da sociedade civil, membros da comunidade escolar, líderes políticos e personalidades educacionais. A publicação conta com uma equipe fixa que forma o Conselho Editorial da revista. Fazem parte deste grupo as professoras: Arlete Moura de Oliveira Cabral, Glaucia Mirian de Oliveira Souza, Gleíza Guerra de Assis Braga, Joyce Carneiro de Oliveira, Kamile Lima de Freitas Camurça e Rosana Maria Cavalcanti Soares. Esta equipe é dirigida pelo professor Antonio Nilson Gomes Moreira que exerce a função de Coordenador Editorial. Além destes membros, outros educadores recebem convites pontuais para auxiliarem em atividades diversas, tais como: indicação de entrevistados, revisão de textos e sugestões de pautas. A produção da revista é de responsabilidade do jornalista Thiago Mena Barreto Viana, assessor de comunicação da Secretaria de Educação. É dele também a criação do projeto gráfico, diagramação, elaboração e edição dos textos e imagens. Educação & Reflexão conta ainda com o apoio das professoras Ana Luisa Lira e Roberta Oliveira para a revisão gramatical do conteúdo, com o técnico em informática João Batista Monteiro Soares, com o fotógrafo Stênio Saraiva e demais profissionais da Assessoria Especial de Comunicação Social de Maracanaú que hospedam a versão digital da revista no site da Prefeitura. (Thiago Mena)