SME realiza aula inaugural do Programa Universidade Operária do Nordeste

Você está visualizando atualmente SME realiza aula inaugural do Programa Universidade Operária do Nordeste

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no dia 3 de setembro, a aula inaugural do novo período letivo da Universidade Operária do Nordeste. O evento aconteceu na quadra coberta da Escola Construindo o Saber e contou com a participação de dezenas de alunos, além de autoridades presentes.

O Programa é uma parceria entre a Prefeitura de Maracanaú, que o financia através de recursos do tesouro municipal, e o Instituto Brasileiro de Inclusão Social – IBIS , com o intuito de oferecer qualificação profissional, além de permitir que o estudante que ainda não completou os níveis básicos de educação possa concluir seus estudos.

A aula inaugural marcou o início do período letivo de 2016, que ofertará formação técnica em vestuário e alimentos, além da conclusão do ensino médio. São 432 alunos dos quais 223 são do curso técnico em alimentos e os outros 209 do curso técnico em vestuário. A novidade deste ciclo será para os alunos do curso técnico em alimentos, que contarão com a participação de uma indústria alimentícia que virá à Maracanaú para atender às necessidades técnicas do Programa, visto que as aulas práticas e o período de estágio fazem parte da grade curricular dos cursos. Ao todo, são 12 turmas divididas em 4 escolas: Escola Senador Carlos Jereissati, Escola Prefeito Almir Freitas Dutra, Escola Adauto Ferreira Lima e Escola Maria Pereira da Silva, todas no período noturno. O curso terá duração total de 18 meses.

A professora Aparecida Costa, coordenadora acadêmica do projeto, explicou a proposta da aula inaugural: “Perceber como eles estão retornando é essencial para iniciarmos com êxito essa nova fase do programa. Então, com a sugestão da Secretaria de Educação, nós trouxemos a psicóloga do IBIS para conversar com eles, fazendo esse resgate da autoestima de cada um, após quase dois anos de intervalo da formação anterior.”

Quelandia Lima, aluna do curso técnico de vestuário, não tinha nenhum conhecimento em costura, mas sempre sonhou em se profissionalizar na área. “Para mim foi uma oportunidade única de me profissionalizar numa área que sempre desejei e agora posso continuar minha formação” – conta.

O Secretário de Educação, Professor Marcelo Farias, esteve presente no evento e comentou a dimensão que a Universidade Operária tem em Maracanaú. “Este programa vem suprir uma necessidade em atender pessoas com faixa etária acima de 24 anos, que por diversos fatores não puderam concluir sua escolaridade na idade certa e ainda não conseguem adentrar o mercado de trabalho. Então, a Universidade Operária vem dar condições de acreditarem nelas mesmas, de que podem construir um futuro melhor, além de se instrumentalizarem, possibilitando-as trabalhar em grandes empresas ou serem empreendedores e conquistarem um padrão de vida mais digno” – conclui. (Thaynan Lima)