Secretaria de Educação realiza capacitação com merendeiras da rede municipal

Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza capacitação com merendeiras da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação – SME realizou, nos dias 30 e 31 de maio, capacitação com as 250 merendeiras das escolas municipais. As profissionais participaram de palestras ministradas pelas nutricionistas da SME sobre os cuidados com manuseio dos alimentos. “O foco é conscientizá-las da importância do preparo correto dos alimentos oferecidos no cardápio escolar”, informa Laura Leal, chefe do Setor de Apoio ao Educando.

A discussão base da formação foi sobre as Doenças Transmissíveis por Alimentos – DTA’s. “São doenças de origem biológica, geradas através da ingestão de alimentos contaminados, e essa contaminação se dá quando os alimentos não são produzidos e processados de maneira segura”, esclarece a nutricionista Ivna Rabelo Vieira. Durante as palestras, as merendeiras puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre o preparo da merenda, as condições de higiene da cozinha, o estoque e a manutenção desses espaços.

O secretário de Educação, professor Marcelo Farias, ressaltou a importância do cuidado com a alimentação das crianças e jovens da rede escolar: “Nessa época de chuva, a propagação de viroses aumenta consideravelmente, por isso os cuidados devem ser redobrados, principalmente na hora de preparar os alimentos”, explica. A capacitação ocorreu como forma de prevenção, pois não existe nenhum caso de intoxicação alimentar registrado nas escolas e creches de Maracanaú. (Marília Perdigão)