SME realiza formação sobre Correção da Distorção Idade/série

sme-realiza-formacao-sobre-correcao-da-distorcao-idade-serie
Texto: Thiago Mena

A Secretaria Municipal de Educação – SME realiza, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, a formação continuada com os professores da Correção da Distorção Idade/série – CIDS. O encontro acontece na Fadesne e será dividido conforme as ADLs do Município como forma de otimizar a realização do trabalho. “Estamos, na verdade, nos adaptando para solucionarmos um desafio antigo, ou seja, a distorção idade-série. Apesar dessa iniciativa não ser algo necessariamente novo, a medida se torna atual na medida em que lidamos com públicos diferentes, tanto no que diz respeito aos professores como também em relação aos alunos”, disse Luzivany Eusébio Freire, coordenadora de desenvolvimento curricular da SME.

Saiba mais – A Secretaria de Educação lançou, no dia 8 de dezembro de 2014, sua política de correção de fluxo para turmas do 1º ao 9º ano. A proposta, nomeada de Correção da Distorção Idade/série – CIDS, que é apoiada com base no artigo 24, inciso V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº 9394/96, constitui-se como estratégia de intervenção pedagógica da Secretaria para garantir a qualidade do ensino prestado a população, bem como a adequação dos educandos a série recomendada para a idade que apresentam. “Após um estudo realizado junto às escolas, observamos que há maior incidências de distorção idade-série junto aos alunos do 6º e 9º anos. Quando observamos a questão de gênero, ainda podemos notar que esta questão acentua-se junto ao público masculino. Acreditamos que isso se deva ao fato de que, culturalmente, o homem tende a apresentar uma necessidade maior de ingresso no mundo do trabalho mais cedo do que a mulher. Por isso, desenvolvemos esta ação com a finalidade de criarmos formas de mantermos esses alunos na escola e, ainda, em situação regular”, disse Ivaneide Antunes, diretora da Diretoria de Educação.

Segundo a SME, as chamadas CDIS ainda possibilitarão que outra questão seja solucionada. “Quando um aluno de 15 anos, por exemplo, não acompanha a turma correta, ele acaba sendo indicado para procurar a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Isso acaba por gerar um choque de gerações, uma vez que essas turmas recebem também estudantes na idade adulta. Com a CDIS, essa problemática poderá ser solucionada e assim poderemos garantir uma educação de mais qualidade”, afirma a coordenadora de Desenvolvimento Curricular, Luzivany Eusébio Freire.