Unidades de Saúde recebem placa de sinalização que proíbe discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero

Você está visualizando atualmente Unidades de Saúde recebem placa de sinalização que proíbe discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero

A Prefeitura de Maracanaú, por meio das secretarias de Saúde e Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos realizaram um momento nas Unidades Básicas de Saúde de Maracanaú para fixação da placa com a Lei Estadual Nº 17.480 DE 17/05/2021 contra a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. De acordo com a Lei, a sinalização deve ser fixada nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do Ceará.

Para Socorro Norjosa, Secretária de Saúde de Maracanaú, essa não é só mais uma placa que será fixada nas unidades. O combate à discriminação e homofobia depende de todos e os profissionais da saúde têm um papel muito importante nessa luta. “Independente da sua escolha sexual, você é um ser humano e precisa ser respeitado. Contamos com nossos profissionais e a comunidade para combater a discriminação e acolher todas as pessoas que estejam na nossa unidade de saúde”.

O texto da Lei diz que é expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero e também consta informações relacionadas a denúncias e reclamações. A Secretaria de Saúde de Maracanaú está fixando as placas em todos os equipamentos de saúde do município.

“É muito importante ressaltar que a Prefeitura de Maracanaú tem implementado as políticas públicas voltadas para a dignidade humana, o respeito à diversidade, a promoção da igualdade racial e o combate ao preconceito e à homofobia.” ressalta a Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Margareth Rose.

Dia 17 de maio é o dia internacional e municipal de luta contra a homofobia. A lembrança remete à data em que a Organização Mundial da Saúde – OMS retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, em 1990.

“Quero agradecer a Secretaria de Saúde por ser pioneira a fixar as placas em Maracanaú. Queremos muito que a gente trabalhe o tratamento humanizador com o público LGBTQIA+ em todas as unidades de saúde. Isso é muito importante no consultório e em todo ambiente hospitalar, porque quando nós vamos nesses locais, vamos com alguma vulnerabilidade e, às vezes, uma palavra pode nos fazer ir embora.” Silvio Lúcio, Coordenador da Diversidade Sexual e Promoção da Igualdade Racial.

LGBTFOBIA é crime previsto na Lei Nº 17.480/2021. Para esclarecimentos, denúncias e reclamações ligue para a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para LGBT (85)3433.1245.