Com estrutura simplificada, a unidade oferece assistência médica ininterrupta para casos de urgência e emergência, tanto adultos quanto pediátricos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é um equipamento de saúde voltado ao atendimento de urgência e emergência, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Em Maracanaú, a unidade está localizada na Rua João Henrique da Silva, no bairro Pajuçara, e é gerida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
A UPA 24h possui uma estrutura simplificada, mas eficiente, capaz de realizar atendimentos imediatos. Entre os serviços ofertados estão: exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, além de leitos de observação, onde os pacientes podem permanecer por até 24 horas. A unidade oferece um atendimento resolutivo e qualificado para pessoas acometidas por condições agudas ou agravamento de doenças crônicas, conforme orientação do Ministério da Saúde.
O local também realiza os primeiros atendimentos em casos de urgência. Os pacientes são estabilizados, submetidos à avaliação diagnóstica inicial e, se necessário, encaminhados para outras unidades da rede de saúde.
Quando procurar atendimento?
A população deve buscar a UPA 24h sempre que houver necessidade de atendimento urgente, especialmente em situações em que o fator tempo é determinante para a eficácia do tratamento. É o que explica Nívea Barroso, diretora da UPA 24h de Maracanaú.
“Estamos preparados para oferecer um atendimento resolutivo, com agilidade, estrutura adequada e uma equipe multiprofissional altamente capacitada. Nosso foco é acolher, estabilizar e encaminhar cada paciente com a seriedade e o cuidado que a situação exige”, afirma Nívea Barroso.
Confira alguns exemplos de casos atendidos na UPA:
Cólicas renais;
Cortes com pouco sangramento;
Crises convulsivas;
Crises nervosas;
Desmaios;
Dor intensa;
Dores de cabeça muito fortes;
Dores no peito (região torácica);
Dores nas costas;
Envenenamento;
Falta de ar intensa;
Febre alta (acima de 39ºC);
Formigamento no rosto com desvio da boca;
Fraturas;
Infarto e AVC (derrame);
Overdose;
Quedas com desmaio ou torção;
Queimaduras;
Sangramentos sem causa aparente;
Situações de engasgo;
Suspeita de fratura;
Vômitos constantes e/ou com sangue.
Estrutura e capacidade de atendimento:
Com capacidade para atender até 500 pessoas por dia, a UPA 24h de Maracanaú conta com plantão de nove médicos, sendo cinco durante o dia e quatro à noite, além de uma Ouvidoria que recebe sugestões, elogios e reclamações da população. A unidade dispõe de quatro leitos destinados a pacientes em estado grave (classificação vermelha) e 20 leitos para pacientes em observação que aguardam transferência via Central de Regulação — sendo 16 para adultos e quatro pediátricos (classificação amarela).