Vacina contra Covid-19 está autorizada para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades

You are currently viewing Vacina contra Covid-19 está autorizada para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades

Após a realização de diversos estudos e o acompanhamento de especialistas quanto à segurança e eficácia das vacinas em crianças, a Anvisa autorizou a ampliação de uso da vacina Pfizer contra Covid-19 nas crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades. A vacinação nessa faixa etária tem o objetivo de evitar infecções pelo SARS-CoV-2, hospitalizações, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), óbitos, além de complicações, como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e condições pós Covid-19.

Em Maracanaú, os pais ou responsáveis precisam ligar para fazer o cadastro das crianças diretamente com a Secretaria de Saúde do Município, através da Vigilância em Saúde, pelo número 3521.6502, de segunda a sexta, de 8h às 11h. O esquema de vacinação primário é composto de três doses (D1 + D2 + D3), no qual as duas doses iniciais (D1 + D2) devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose (D3) administrada, pelo menos, oito semanas após a D2 para esta faixa etária.

As comorbidades autorizadas para receber a vacina são: Síndrome de Down, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida e Cirrose hepática.

Para a comprovação das comorbidades, poderão ser apresentados laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, CPF ou CNS do usuário, assinado e carimbado em versão original.