Você está visualizando atualmente Webseminário sobre Educação Estética e Formação Docente é realizado em Maracanaú

A Escola Municipal Deputado José Martins Rodrigues, em parceria com a Secretaria de Educação de Maracanaú, o Curso de Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Estadual do Ceará – UECE e a Pró-Reitoria de Extensão da UECE realizou entre os dias 28 a 30 de julho, o Webseminário de Educação Estética e Formação Docente. O evento foi transmitido pelo canal no YouTube Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH, alcançando 400 visualizações, os vídeos podem ser acessados pelo link: bit.ly/3fDe1yq.

O objetivo foi promover e fomentar o pensamento, as tendências e as estratégias metodológicas para o ensino de arte em período de pós-pandemia. O Seminário discutiu entre outras questões, a importância da arte para uma formação cognitiva, sensitiva numa perspectiva de inclusão e acessibilidade social na educação básica.

As palestras foram mediadas pelo professor Marcos Evangelista e a professora Izabel Soares. Participaram do evento a coordenadora de Desenvolvimento Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Luzivany Freire, as técnicas da Secretaria de Educação, Glaudia de Lima, representando a equipe formadora em Arte, e Ray Franco, representando a Educação de Jovens e Adultos – EJA; Milca Ferreira, diretora da Escola Municipal Deputado José Martins Rodrigues, estudantes do curso de Licenciatura Artes Visuais, na modalidade de ensino presencial e a distância, incluindo os universitários do Polo UAB Maracanaú.

Professores de Arte de Maracanaú participaram de uma programação que abordou Arte e Inclusão: o papel da arte nos processos de socialização dos estudantes com deficiência na escola; Educação Estética e Formação Docente; Ensino de Arte em tempos de pandemia: relatos de experiências; Arte e Inclusão: a arte enquanto possibilidade de comunicação para estudantes surdos na escola; A questão da Educação Estética numa perspectiva da Educação Básica; Relatos de Experiência: Educação Estética e Formação Docente; Desenhações: desenhos do tempo e outras experiências; Arte como experiência: tendências metodológicas para a formação docente; Experiências artísticas com tintas naturais; Educação Estética e Cultura Popular; e Pocket Show – Sons da Arte. (Bruna Marques)