Você está visualizando atualmente X Festival Afroarte realiza apresentações na III Semana da Juventude, na Praça da Estação

Os estudantes da rede municipal de ensino realizaram apresentações do X Festival Afroarte, no dia 21 de novembro, na Praça da Estação. A festividade fez parte da programação da III Semana da Juventude, realizada pela Prefeitura de Maracanaú. Quatro escolas subiram ao palco para representar a cultura afro-brasileira. A Escola Valdênia Acelino da Silva apresentou “Respeite nossa história, somos todos africanos”, a Escola Dr. José de Borba Vasconcelos realizou a apresentação “Tumbum”, a Escola Ulysses Guimarães exibiu “A bênção ancestral revivendo a festa da boa morte”, a Escola Construindo o Saber encerrou a noite de apresentações do Festival com o tema “Verdade presente vida”.

A Secretaria de Educação promove o Festival Afroarte desde 2009. As escolas municipais realizam ações por uma educação antirracista, com referência a Lei 10.639/03 que dispõe sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, além de ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O evento contou com a coordenação de Ilza Grangeiro, a organização de Bruno Régis, Sérgio Murilo e Marigel Braga.

“O Afroarte representa a coragem e a luta de estudantes e da comunidade por uma educação antirracista. O projeto empodera jovens, colabora com a aceitação pessoal e garante direitos historicamente retirados de uma cultura marginalizada. Nada melhor do que a arte para transformar vidas”, conta Bruno Régis. (Bruna Marques)