XVI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará é realizado em Maracanaú

Você está visualizando atualmente XVI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará é realizado em Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O XVI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará foi realizado nesta sexta-feira, 16 de setembro, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, em Maracanaú. O objetivo foi fortalecer os Conselhos Municipais de Educação – CMEs, considerando suas funções e atribuições com vistas a contribuir efetivamente com a garantia do direito à educação com qualidade social.

Na cerimônia de abertura, a Orquestra Sanfônica de Maracanaú realizou apresentação que animou os participantes do Encontro. A palestra “Tecendo saberes para a atuação qualificada dos Conselhos Municipais de Educação frente aos desafios da atualidade” foi ministrada pela Professora Doutora Marly Vidinha, vice-presidente da UNCME Região Nordeste e do Conselho Estadual de Educação de Alagoas.

O Professor Mestre Geraldo Grossi Júnior palestrou sobre “Tecendo reflexões sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE): demandas e perspectivas para os Sistemas Municipais de Ensino”. Professor Doutor Aléssio Costa Lima discorreu sobre “Financiamento e gestão democrática: papel e desafios dos órgãos de controle social no acompanhamento dos Planos de Educação”.

O evento contou com mesa redonda sobre o tema “Parcerias para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação” e com apresentações sobre “O olhar dos Dirigentes Municipais de Educação sobre o fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino”, “O percurso da parceria para a criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação” e “Perspectivas para a institucionalização e formação de novos CME’s com função normativa” e “Demandas, ações e alinhamentos necessários para as atividades da UNCME – Carta da UNCME CE”.

Os ex-coordenadores estaduais Nonato Nogueira, Ciza Viana, Diva Medeiros e Sirone Freire foram homenageados pelos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME.

Estiveram presentes, Antonete Gomes, coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – coordenação Ceará e presidente do Conselho Municipal de Maracanaú, George Valentim, secretário de Educação de Maracanaú, Dra. Elizabeth Almeida, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação CAOEDUC do Ministério Público, Marcelo Farias, secretário de Integração de Políticas Sociais, Marly Vidinha, Vice-Presidente da UNCME (Região Nordeste), Luzia Jesuíno, representando a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Joyce Maia, representando o Conselho Estadual de Educação do Ceará, Vanessa Lopes, secretária do Tribunal de Contas da União, Gildênia Moura, representando a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 01 e Ciza Viana, coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará.

Foram 84 municípios cearenses com representantes dos seguintes municípios Maracanaú, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Assaré, Barreira, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Catunda, Cedro, Choró, Coreaú, Crateús, Crato, Deputado Iraupuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortaleza, Groaíras, Guaiuba, Guaramiranga, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Irauçuba, Itaitinga, Itapipoca, Itatira, Jaguaribara, Juazeiro do Norte, Jucás, Madalena, Maranguape, Massapê, Mauriti, Milagres, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Palhano, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Uruoca e Varjota.