George Valentim

George Lopes Valentim

Ver Perfil

George Lopes Valentim nasceu em Maranguape. É formado em Administração de Empresas e em Direito com Especialização em Direito e Processo Administrativo. Teve sua vida profissional focada na gestão pública. Aprovado em concurso público, exerceu vários cargos na Gestão Municipal de Maranguape, tais como: Presidente da Comissão de Licitação (1999-2003), Secretário de Administração e Finanças (2004), Procurador Geral do Município (2005), Secretário Municipal de Educação (2006-2007), Chefe de Gabinete do Prefeito (2008), saindo para concorrer ao cargo de Prefeito.

Foi Prefeito de Maranguape no período de 2009 a 2012. Exerceu dentre os anos de 2013 e 2014, o cargo de Diretor Geral do PROCON Fortaleza, saindo para concorrer no pleito eleitoral de 2014 a deputado Estadual, ficando na primeira suplência com 27.475 votos.

No ano de 2015, assumiu como diretor Comercial das Centrais de Abastecimento do Ceará (CEASA). Em 2017 até fevereiro de 2018, assumiu a Presidência do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), órgão vinculado a Assembleia Legislativa do Estado. Nos anos de 2016 e 2018, assumiu o mandato de Deputado Estadual. Em fevereiro de 2019, foi nomeado como Diretor de Veículos do Detran permanecendo até 2020.

Portaria de Nomeação:

Competências

Secretaria Municipal de Educação tem como finalidade formular, coordenar e executar a política educacional na rede pública municipal de ensino, administrar o sistema municipal de ensino e instalar e manter estabelecimentos públicos municipais de ensino, controlando e fiscalizando o seu funcionamento, mantendo e assegurando a universalização das etapas de ensino sob competência do Município, visando proporcionar os meios necessários à oferta e qualidade dos serviços, integrar às políticas e planos educacionais da União, do Estado e do Município, nos termos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.

Contatos

Matrícula escolar: (85) 3521-5697
Ouvidoria da Educação: (85) 3521-5684 / WhatsApp (somente mensagens): (85) 98138-8505 / ouvidoria_seduc@maracanau.ce.gov.br

Projetos

Níveis e Modalidades de Ensino

Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)
Em Maracanaú, as crianças recebem uma educação que visa o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, psicomotor, cultural e linguístico. Nas escolas municipais, todos os professores possuem graduação e são concursados, garantindo a qualidade nesse estágio da formação dos alunos. O município atende, na Educação Infantil, tanto as modalidades creche como de pré-escola. A merenda escolar é uma das prioridades. O cardápio é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação que também ministram palestras nas escolas com temas relacionadas à nutrição e boa alimentação. O Município conta ainda com o Programa de Alimentação Escolar com objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Integram também o sistema municipal duas creches que funcionam em tempo integral atendendo crianças de 0 a 3 anos de idade. Além das creches municipais, a educação também conta com o apoio de creches contratadas para proporcionar uma quantidade maior de alunos atendidos.

Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental tem como objetivos, conforme a Lei nº 9.394/96, a formação básica do cidadão, mediante:
I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Educação de Jovens e Adultos
O município de Maracanaú tem fortalecido a política para recuperar a oportunidade de alguns cidadãos que não tiveram a educação no tempo certo. Por isso, trabalha com uma formação continuada especificamente voltada para esse público.
A educação de jovens e adultos é compreendida em: presencial, semipresencial e alfabetização de jovens e adultos.

Educação Especial Inclusiva
Maracanaú adota uma política que favorece a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Para atender com qualidade a essa demanda, o município conta com o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), que possui uma infraestrutura física e profissionais especializados no atendimento das diferentes deficiências. O CIES também possui equipamentos modernos e laboratórios de informática adaptados para pessoas com deficiência.
Com objetivo de proporcionar condições de educação igualitária para todos, a prefeitura contratou intérpretes e instrutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para dar suporte aos educadores com alunos surdos e assim, potencializar estes estudantes na aquisição do conhecimento.

Programa de Contraturno escolar

Oferta aos alunos no contraturno da escola atividades de Português, Matemática, Educação Ambiental, Teatro, Música, Dança, Desenho/Pintura e recreação com o intuito de otimizar o aprendizado dos alunos.

Política de Jornada Ampliada

Melhora a aprendizagem dos estudantes do município através de atividades em horário integral. São 10 horas por dia de atividades de segunda a sexta, no presencial, os alunos almoçam na escola. 10 Escolas Municipais são beneficiadas.

Programa Nacional de Escolas Cívico-militares (PECIM)

Possibilita o aumento dos níveis de aprendizagem da escola através da melhoria da disciplina, valores humanos, ética e cidadania.

Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. (PETECA)

Promove a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalhador adolescente. Rompe as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMAPETI)

Proporciona a participação cidadã e conscientiza crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres, em especial na prevenção e na erradicação do trabalho infantil e em outras violações de direito.

Ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI)

Contribui para a retirada de criança e adolescente com idade inferior a 16 anos em situação de trabalho infantil. Melhora a cobertura e qualificar a rede de proteção do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente.

Programa Saúde na Escola (PSE)

Desde 2009, o Programa Saúde na Escola (PSE) é realizado em Maracanaú. Atualmente, são atendidas 45 Escolas sendo 43 Escolas Municipais e 2 da rede estadual, incluindo a Indígena Chuí. Também são atendidas as Creches Municipais e as Escolas de Tempo Integral, beneficiando 19.296 estudantes.

Principais Ações:
1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.
7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da situação vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
13. Prevenção a Covid 19 nas escolas.

Busca Ativa Escolar

Envolve um trabalho conjunto de diferentes profissionais das secretarias, de outros órgãos públicos e de organizações da sociedade civil que atuam para fortalecer a rede de proteção e o sistema de garantia dos direitos de crianças e de adolescentes. O propósito desta estratégia do UNICEF e parceiros é que toda criança e adolescente esteja na escola e aprenda!

Principais ações:
– Identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, em parceria com a escola;
– Realiza diagnóstico sobre as causas da evasão escolar;
– Realiza encaminhamentos adequados;
– Possibilita a produção de informações diagnosticas que ajuda o município a entender sua realidade;
– Orienta as políticas públicas para infância e a adolescência.

Aprender Valor:

Ensina educação financeira nas escolas através da parceria com o Banco Central.

Projeto Horta Escolares:

Trabalha, através da atividade de Educação Ambiental, com a produção de hortas com os estudantes, motivando assim a consciência ambiental deles.

Projeto Programando e Aprendendo:

Ensina programação aos estudantes do 5º e 9º ano que estão inseridos no Programa de Contraturno Escolar.

Publicações

Escolas Municipais e outros equipamentos

Notícias da SEDUC