Riksberg Cabral

Riksberg Leite Cabral

Competências

Promover o resgate e a manutenção da saúde através de serviços humanizados e resolutivos, satisfazendo plenamente os clientes, aperfeiçoando profissionais da saúde, utilizando os recursos humanos e tecnológicos compatíveis, fortalecendo as relações com a comunidade.

Ações

O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda oferece serviços ambulatoriais nas especialidades de:

– Cardiologia

– Ginecologia

– Endocrinologia

– Neurologia

– Pediatria

– Pneumologia

– Dermatologia

– Pré-natal de risco

– Pequenas cirurgias

– Otorrinolaringologia

– Hematologia

– Gastroenterologia

– Mastologia

– Urologia

– Patologia cervical

– Infectologia (DST/HIV)

– Diagnóstico por imagem – RX simples, mamografia, tomografia – computadorizada, RX contrastado, ultrassonografia

– Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico (SPA/SPI)

– Endoscopia digestiva alta

– Broncoscopia

Além de Serviço Social, dispõe de enfermagem (planejamento familiar, estomaterapia e vacinas),  fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, terapia ocupacional e Programa de Internação Domiciliar.  Disponibiliza ainda, assistência em hemoterapia, Banco de Leite Humano, nutrição e dietética, farmácia hospitalar, eletrocardiograma, holter, ergometria, ecocardiograma, monitorização ambulatorial da pressão arterial e laboratório de análises clínicas.

I. HISTÓRICO:

Fundado em 4 de junho de 1952 como Sanatório de Tuberculose, vinculado ao Ministério da Saúde, passou à condição de hospital geral em 1982. Na década de 90, assume o nome de Hospital Municipal de Maracanaú. Em 2000, foi municipalizado e, em 2008, em homenagem a um de seus diretores, seu nome passou a ser Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda.

O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda é uma unidade integrante do Sistema Único de Saúde – SUS, classificado como uma unidade pública de médio porte e nível de complexidade secundária. Faz parte da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde – Cres, sendo referência para seus oito municípios (Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Redenção, Barreira e Palmácia).

Entre os anos de 2000 a 2010, os serviços hospitalares foram ampliados para ambulatoriais, também de nível secundário de assistência, com as unidades: Centro Integrado de Reabilitação – CIR, Policlínica de Maracanaú e Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico em DST/AIDS – CETAS. Dessa expansão, veio o nome Complexo Hospitalar e Ambulatorial de Maracanaú Dr. João Elísio de Holanda.

II. MISSÃO
“Prover a assistência à saúde da população de Maracanaú e dos municípios jurisdicionados pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Ceará, por meio de serviços hospitalares e ambulatoriais humanizados, de qualidade e de alta resolubilidade.”

III. VALORES ORGANIZACIONAIS
Comportamento ético
Humanização da assistência
Transparência nos atos da gestão
Foco nas necessidades do paciente
Educação permanente
Compromisso com a qualidade

IV. EQUIPE DIRETIVA
Diretora-geral – Cristina Oliveira
Diretor clínico – Marden Moura
Diretora Assistencial – Izabelle Rocha
Diretora Administrativa – Nívea Barroso

V. ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL

I. O HOSPITAL GERAL:

1. Unidade de Internação: com 111 leitos distribuídos nas seguintes Clínicas: Médica, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Tisiológica e Neonatal de Médio Risco .

2. Unidade de Pronto Atendimento (UPA) às Urgências e Emergências em 24h: com serviços de Pronto Atendimento para Adultos (SPA – 09 leitos), Serviço de Pronto Atendimento Infantil (SPI – 11 leitos) e Serviço de Pronto Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia.

3. Banco de Leite Humano: É um centro de apoio à amamentação. Desempenha importante papel no incentivo das práticas do aleitamento materno. Presta assistência e orientação às mães que desejam amamentar, possuindo uma equipe especializada, que está à disposição da comunidade no processo de coleta, processamento, estocagem e controle de qualidade do leite.

4. Farmácia Hospitalar: assistência farmacêutica a pacientes internados, pacientes do ambulatório de CTA/SAE e também a pacientes de alta hospitalar. Possui os seguintes setores: Central de Abastecimento Farmacêutico, Dose Individualizada, Farmácia Satélite (SPA) e Farmácia Ambulatorial.

5. Centro de Análises Clínicas (CAC): serviço de apoio ao diagnóstico de rotina e urgência através de diversos tipos de exames laboratoriais, para usuários de Maracanaú e dos municípios da 3ª CRES.

6. Centro de Imagens: Conta com os serviços de Radiologia (Convencional e Contrastada), Ultrassonografia, Endoscopia digestiva alta, Broncoscopia, Mamografia e Tomografia.

7. Nutrição e Dietética: Assistência nutricional a pacientes hospitalizados, acompanhantes e funcionários.

8. Agência Transfusional: núcleo de hemoterapia vinculado ao Hemocentro do Estado (Hemoce) e que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré- transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.

9. Serviço Social: atendimento aos usuários, familiares e acompanhantes, através de orientações sobre as normas e rotinas do hospital bem como proporcionando acessibilidade dos mesmos a seus direitos enquanto cidadãos.

VI. AS UNIDADES AMBULATORIAIS

1. Policlínica de Maracanaú: as consultas são agendadas através do Sistema de Regulação (SISREG), nas 14 especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Urologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Mastologia, Neurologia, Pediatria, Pneumologia, Pequenas cirurgias, Cirurgias plásticas, Pré-Natal de Médio Risco, Métodos Gráficos (ECG, Ergometria, ECO, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial-MAPA, Holter) e dos serviços de estomaterapia e Followup de Fonoaudiologia e Neonatologia.

2. Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico em DST/AIDS (CETAS): assistência nas áreas de Psicologia, Infectologia, Enfermagem, Serviço Social e Pedagogia.

VII. ASSESSORIAS À GESTÃO:

7.1 Núcleo de Epidemiologia Hospitalar: realiza ações de vigilância epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no ambiente hospitalar.

7.2. Comissões, Comitês e Instâncias de gestão participativa
1. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH);
2. Comissão de Documentação Médica, Estatística e Óbitos;
3. Comissão de Ética Médica;
4. Comissão de Notificação e Atendimento à Pessoa Vítima de Violência
Doméstica, sexual e/ou outras violências interpessoais;
5. Comissão do Hospital Amigo da Criança;
6. Comissão de Cuidados Paliativos;
7. Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
8. Comitê Transfusional;
9. Núcleo de Segurança do Paciente;
10.Comissão de Farmácia e Terapêutica;
11.Comissão de Acompanhamento do Plano de Adequações das Não
Conformidades identificadas na inspeção realizada pela Vigilância Sanitária
do Estado;
12.Comissão de Nutrição Enteral e Parenteral;
13.Comissão Política de Humanização;
14.Comissão de Prevenção e Controle COVID-19;
15.Grupo Gestor da Maternidade do Hospital da Mulher e da Criança

7.3 Ouvidoria.

7.4 Escritório de Planejamento e Qualidade (EPQ).

VIII. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

8.1 Núcleo de Recursos Humanos: Setores: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Educação Permanente.

8.2 Serviço de Manutenção e Transporte.

8.3 Núcleo de Atendimento: Setores: Comunicação, Atendimento ao Cliente, Recepção.

8.4 Núcleo de Informática.

8.5 Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas Hospitalares (SAME).

8.6 Serviço de Contas Médicas.

8.7 Serviço de Vigilância.

8.8 Setor Financeiro.

8.9 Núcleo de Almoxarifado e Patrimônio.

8.10 Serviço de Higienização, Limpeza e Lavanderia.

Endereço: Rua João Alencar S/N (Centro)Maracanaú

Telefones: 3521-5500
E-mail: financeiro_hospital@maracanau.ce.gov.br
Horário de Atendimento: 24h

Telefones Úteis

Banco de Leite: (85) 3521.5545
Hospital da Mulher e da Criança Eneida Soares Pessoa: (85) 3521.5517
Ouvidoria HMMc: (85) 3521.5522 / e-mail: ouvidoria.hospital@maracanau.ce.gov.br

Notícias do Hospital