Diretora Geral
Competências
Promover o resgate e a manutenção da saúde através de serviços humanizados e resolutivos, satisfazendo plenamente os clientes, aperfeiçoando profissionais da saúde, utilizando os recursos humanos e tecnológicos compatíveis, fortalecendo as relações com a comunidade.
Contatos
- Rua João Alencar S/N (Centro) - Maracanaú
- (85) 3521-5500
- financeiro_hospital@maracanau.ce.gov.br
- 24h
- Banco de Leite: (85) 3521.5545
- Hospital da Mulher e da Criança Eneida Soares Pessoa: (85) 3521.5517
- Ouvidoria HMMc: (85) 3521.5522
- E-mail Ouvidoria: ouvidoria.hospital@maracanau.ce.gov.br
O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda (HMJEH) é uma unidade integrante do Sistema Único de Saúde – SUS, classificado como uma unidade pública de médio porte e nível de complexidade secundária. Faz parte da Área Descentralizada de Saúde III (ADS III), sendo referência para oito municípios (Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Redenção, Barreira e Palmácia) e atuando como Hospital Polo desta região de saúde.
Serviços e Estrutura do HMJEH
O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda (HMJEH) é uma unidade de média complexidade que presta atendimento em caráter de urgência, emergência, internação e ambulatorial. Desde 2020, conta com uma UTI Adulto Tipo II com 10 leitos, ampliando a complexidade dos serviços ofertados.
1. Área Assistencial Hospitalar
Abrange os serviços que realizam atendimento direto ao paciente, incluindo:
• Clínicas de internação: médica, cirúrgica, pediátrica, gineco-obstétrica e neonatal de cuidados intermediários;
• UTI clínica adulto;
• Emergências: pediátrica, adulta e gineco-obstétrica;
• Unidade de Saúde Maracanaú 24h (USAMA 24h).
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais e equipe administrativa.
2. Serviços Ambulatoriais
Ofertados principalmente por meio da Policlínica, incluem diversas especialidades médicas como:
• Cardiologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, pediatria, urologia, endocrinologia, entre outras;
• Ambulatório de cirurgia geral, vascular, plástica e ginecológica;
• Ambulatório de nutrição, oncologia, infectologia e gastroenterologia;
• Serviços especializados: Estomaterapia, Ambulatório de Tuberculose, Farmácia Ambulatorial para pacientes com HIV/Aids e o CETAS – Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico.
3. Serviços de Logística e Infraestrutura
Responsáveis por garantir o suporte material e estrutural ao funcionamento do hospital, incluem:
• Rouparia, Higienização, Manutenção, Almoxarifado, Transporte, Vigilância e Centro de Tecnologia da Informação (CTI).
4. Serviços de Apoio à Gestão
Essas unidades estratégicas coordenam e monitoram os processos institucionais, promovendo o desenvolvimento organizacional. São elas:
• Ouvidoria;
• Escritório de Planejamento e Qualidade (EPQ);
• Gerência de Risco;
• Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE);
• Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT);
• Núcleo de Educação Permanente (NEP).
O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda oferece serviços ambulatoriais nas especialidades de:
- Cardiologia
- Ginecologia
- Endocrinologia
- Neurologia
- Pediatria
- Pneumologia
- Dermatologia
- Pré-natal de risco
- Pequenas cirurgias
- Otorrinolaringologia
- Hematologia
- Gastroenterologia
- Mastologia
- Urologia
- Patologia cervical
- Infectologia (DST/HIV)
- Diagnóstico por imagem: RX simples, mamografia, tomografia – computadorizada, RX contrastado, ultrassonografia
- Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico (SPA/SPI)
- Endoscopia digestiva alta
- Broncoscopia
Além de Serviço Social, dispõe de enfermagem (planejamento familiar, estomaterapia e vacinas), fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, terapia ocupacional e Programa de Internação Domiciliar. Disponibiliza ainda, assistência em hemoterapia, Banco de Leite Humano, nutrição e dietética, farmácia hospitalar, eletrocardiograma, holter, ergometria, ecocardiograma, monitorização ambulatorial da pressão arterial e laboratório de análises clínicas.
I. HISTÓRICO:
Fundado em 4 de junho de 1952 como Sanatório de Tuberculose, vinculado ao Ministério da Saúde, passou à condição de hospital geral em 1982. Na década de 90, assume o nome de Hospital Municipal de Maracanaú. Em 2000, foi municipalizado e, em 2008, em homenagem a um de seus diretores, seu nome passou a ser Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda.
O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda é uma unidade integrante do Sistema Único de Saúde – SUS, classificado como uma unidade pública de médio porte e nível de complexidade secundária.
Faz parte da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde – Cres, sendo referência para seus oito municípios
(Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Redenção, Barreira e Palmácia).
Entre os anos de 2000 a 2010, os serviços hospitalares foram ampliados para ambulatoriais, também de nível secundário de assistência, com as unidades: Centro Integrado de Reabilitação – CIR, Policlínica de Maracanaú e Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico em DST/AIDS – CETAS. Dessa expansão, veio o nome Complexo Hospitalar e Ambulatorial de Maracanaú Dr. João Elísio de Holanda.
II. MISSÃO
Ofertar serviços de saúde de qualidade de forma humanizada para a população de maracanaú e ADS3
III. VISÃO E VALORES
Ser reconhecido por excelência no cuidado a saúde com práticas humanizadas, resolutivas, integradas e que valoriza o conhecimento e seus trabalhadores
Ética
Humanização
Compromisso
Qualidade
Transparencia
Valorização Profissional
IV. EQUIPE DIRETIVA
Diretora-geral – Silvana Furtado
Diretor clínico – Marden Moura
Diretora Tecnica – Dielly Chaves
Diretor Administrativo – Rodrigo Viana
V. ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL
I. HMJEH:
1. Unidade de Internação: com 162 leitos distribuídos nas seguintes Clínicas: Médica, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Tisiológica e Neonatal de Médio Risco .
2. Unidade de Emergências em 24h: com serviços de Pronto Atendimento para Adultos (Unidade de retaguarda – 09 leitos), Serviço de Pronto Atendimento Infantil (SPI – 11 leitos) e Serviço de Pronto Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia.
3. Banco de Leite Humano: É um centro de apoio à amamentação. Desempenha importante papel no incentivo das práticas do aleitamento materno. Presta assistência e orientação às mães que desejam amamentar, possuindo uma equipe especializada, que está à disposição da comunidade no processo de coleta, processamento, estocagem e controle de qualidade do leite.
4. Farmácia Hospitalar: A farmácia hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, adaptada e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.
No campo de atuação clínica, o foco assistência farmacêutica deve estar no cuidado ao paciente e no atendimento de suas necessidades. No campo administrativo, o foco deve estar nas práticas gerenciais que conduzam a processos mais seguros, permeados pelos conceitos de qualidade, valorizando a gestão de pessoas e processos, atendendo às normas e legislação vigentes no país e no campo econômico, sabe-se que os medicamentos e outros insumos sobre a guarda do Núcleo de Farmácia, representam valores significativos e devem ser geridos com muita responsabilidade a fim de garantir a sustentabilidade da instituição, usados de forma racional e segura.
No HMJEH o Núcleo de Farmácia compreende a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), a Farmácia Satélite e a Farmácia Ambulatorial.
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade responsável pela distribuição de medicamentos e materiais entre setores do hospital. Atua como um suporte às ações da farmácia, contribuindo para a qualidade da assistência ao paciente e credibilidade dos serviços farmacêuticos. A fim de otimizar o espaço físico e garantir a conformidade com as leis vigentes, foi realizada uma alteração no layout da CAF. As mudanças tiveram como objetivo melhorar a eficiência operacional, proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os colaboradores, e cumprir as normas sanitárias vigentes.
A farmácia satélite conta com atendimento 24 horas e é supervisionada pelo profissional farmacêutico, permitindo uma racionalização e maior controle dos medicamentos e insumos utilizados.
5. Centro de Análises Clínicas (CAC): serviço de apoio ao diagnóstico de rotina e urgência através de diversos tipos de exames laboratoriais, para usuários de Maracanaú e dos municípios da 3ª CRES.
6. Centro de Imagens: Conta com os serviços de Radiologia (Convencional e Contrastada), Ultrassonografia, Endoscopia digestiva alta, Broncoscopia, Mamografia e Tomografia.
7. Nutrição e Dietética: Assistência nutricional a pacientes hospitalizados, acompanhantes e funcionários.
8. Agência Transfusional: núcleo de hemoterapia vinculado ao Hemocentro do Estado (Hemoce) e que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré- transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.
9. Serviço Social: atendimento aos usuários, familiares e acompanhantes, através de orientações sobre as normas e rotinas do hospital bem como proporcionando acessibilidade dos mesmos a seus direitos enquanto cidadãos.
VI. AS UNIDADES AMBULATORIAIS
1. Policlínica de Maracanaú: as consultas são agendadas através do Sistema de Regulação (SISREG), nas 14 especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Urologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Mastologia, Neurologia, Pediatria, Pneumologia, Pequenas cirurgias, Cirurgias plásticas, Pré-Natal de Médio Risco, Métodos Gráficos (ECG, Ergometria, ECO, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial-MAPA, Holter) e dos serviços de estomaterapia e Followup de Fonoaudiologia e Neonatologia.
2. Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico em DST/AIDS (CETAS): assistência nas áreas de Psicologia, Infectologia, Enfermagem, Serviço Social e Pedagogia.
VII. ASSESSORIAS À GESTÃO:
7.1 Núcleo de Epidemiologia Hospitalar: realiza ações de vigilância epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no ambiente hospitalar.
7.2. Comissões, Comitês e Instâncias de gestão participativa
1. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH);
2. Comissão de Documentação Médica, Estatística e Óbitos;
3. Comissão de Ética Médica;
4. Comissão de Notificação e Atendimento à Pessoa Vítima de Violência Doméstica, sexual e/ou outras violências interpessoais;
5. Comissão do Hospital Amigo da Criança;
6. Comissão de Cuidados Paliativos;
7. Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
8. Comitê Transfusional;
9. Núcleo de Segurança do Paciente; 10.Comissão de Farmácia e Terapêutica;
11.Comissão de Acompanhamento do Plano de Adequações das Não Conformidades identificadas na inspeção realizada pela Vigilância Sanitária do Estado;
12.Comissão de Nutrição Enteral e Parenteral; 13.Comissão Política de Humanização; 14.Comissão de Prevenção e Controle COVID-19;
15.Grupo Gestor da Maternidade do Hospital da Mulher e da Criança
7.3 Ouvidoria.
A Ouvidoria do HMJEH tem como objetivo principal “detectar, acolher e encaminhar as observações dos usuários, propondo soluções na busca da satisfação de suas necessidades e expectativas como forma de participação na gestão do Hospital.” Outro importante papel da Ouvidoria, diz respeito à perspectiva de identificar não conformidades na visão do usuário e a partir daí pensar melhorias para atender as suas necessidades.
7.4 Escritório de Planejamento e Qualidade (EPQ).
O Escritório de Planejamento e Qualidade (EPQ) do HMJEH tem como principal objetivo incorporar a gestão de qualidade e o planejamento na instituição, visando à melhoria das práticas gerenciais e assistenciais.
O EPQ também contribui na realização de capacitações em temas relativos à qualidade e gestão, colaborando na formação dos profissionais e gestores e assessorando a equipe diretiva em assuntos pertinentes ao seu escopo de atuação.
VIII. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
8.1 Núcleo de Recursos Humanos: Setores: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Educação Permanente.
8.2 Serviço de Manutenção Transporte.
O Setor de Manutenção é responsável pelo gerenciamento das obras e manutenção de equipamentos de uso hospitalar. Busca prestar assistência técnica preventiva e corretiva com reparos, substituições, adaptações e/ou ampliações nas instalações hidráulicas, elétricas, marcenaria, alvenaria e pintura.
Também atua na gestão dos contratos com empresas terceirizadas que prestam serviços no HMJEH, sempre buscando uma parceria próxima, para que possamos ter resultado efetivo e eficaz nas ações.
8.3 Núcleo de Atendimento: Setores: Comunicação, Atendimento ao Cliente, Recepção.
8.4 Núcleo de Informática.
8.5 Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas Hospitalares (SAME).
8.6 Serviço de Contas Médicas.
8.7 Serviço de Vigilância.
8.8 Setor Financeiro.
8.9 Núcleo de Almoxarifado e Patrimônio.
8.10 Serviço de Higienização, Limpeza e Lavanderia.
Notícias do Hospital


Hospital Municipal realiza evento RH em Ação

Hospital Municipal celebra Dia do Médico


