Você está visualizando atualmente Apresentações culturais e homenagens marcam as comemorações dos 10 anos do Centro de Convivência do Idoso
Foto: Stênio Saraiva

O Centro de Convivência do Idoso de Maracanaú- CCI completou 10 anos de fundação. Para celebrar a data, Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Assistência Social- SASC, realizou nos dias 27 e 28 de junho um evento de comemoração. Apresentações culturais, homenagens e um arraiá com os idosos marcaram o evento.

O CCI de Maracanaú é um equipamento ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC, que foi inaugurado em 25 de junho de 2007. O CCI tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Lá são ofertados vários serviços através do trabalho de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa.

O senhor Germano de Sousa freqüenta o centro toda semana. Em poucas palavras o idoso descreveu a satisfação em fazer parte do grupo.

“Com vocês a gente tem amor, paz e a felicidade de estar toda semana juntos. Eu gosto muito disso. Eu amo”, declarou Germano.

O CCI esta há 3 anos sob a coordenação de Jordênia Damasceno, que durante esse tempo tem se procurado em despertar na sociedade um olhar diferente para esse público. A coordenadora parabeniza o município pela existência do equipamento e chama atenção para a necessidade de mais políticas voltadas para os idosos.

Foto: Stênio Saraiva

“Devemos enxergar o quanto a velhice tem seu papel social. Eles não envelhecem por envelhecer; eles são seres humanos, são parte da família. Temos que ter um olhar de respeito pelos idosos. Maracanaú está de parabéns pela existência desse centro, que aqui possam ser desenvolvidas mais políticas voltadas para os idosos”, disse Jordênia.

Durante o evento, foram homenageados pelos idosos: A Secretaria de Assistência Social, Glauciane de Oliveira, representada pelo Diretor Helinho Tavares, a Presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Maracanaú , Albertina Duarte, a Vice- presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Graça Loura , a Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e os ex coordenadores do CCI , Walber Pinheiro, Júnior Gadelha, Heloisa Viana e Julyana Scheridan.

Durante os dois dias de comemoração a diversão foi garantida pelo grupo: Os desequilibrados, que animou os idosos com apresentações artísticas. O evento reuniu os idosos dos Centros de Referência de Assistência Social, representastes dos Conselhos municipais, autoridades e parceiros. (Sabrina Vieira)