A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC foi criada pela Lei n° 1.313 de 25 de abril de 2008 com o intuito de coordenar e executar as ações de Defesa Civil no âmbito municipal.

Segundo a Lei nº 12.608/2012, compete às COMPDEC’S, dentre outras ações:

– Vistoriar edificações e áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis;

– Promover a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastre;

– Organizar e administrar abrigos provisórios para assistência à população em situação de desastre, em condições adequadas de higiene e segurança;

– Prover solução de moradia temporária às famílias atingidas por desastres;

– Manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta e sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastres;

– Promover a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas;

– Realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil;

– Promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta com as comunidades apoiadas.

Atualmente respondem pela COMPDEC (Portaria N° 728/2018):

Martinho Antonio Neto  (Coordenador Municipal de Defesa Civil).

Subinspetor Hermano do Nascimento Linhares  (Secretário – Executivo)

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Fone: (85) 3392-8455(24 h)/9 9924 9883 – E-mail: sdc@maracanau.ce.gov.br

Horário de atendimento: 07 h às 12 h e 13 h às 17 h (Atendimento de 24 h em casos de emergência)