Maracanaú realiza I Fórum Interdisciplinar de Enfrentamento à Microcefalia

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Assistência Social e Cidadania – Sasc, realizou, na última sexta-feira, 13 de maio, no auditório da Escola Profissionalizante Maria Carmem Vieira na Pajuçara, o I Fórum Interdisciplinar de Enfrentamento à Microcefalia. O evento teve como objetivo esclarecer o que é a microcefalia, o fluxo para notificação e acompanhamento, a relação com a Previdência Social e as ações conjuntas entre a SASC e a Saúde para o enfrentamento à microcefalia em Maracanaú.

Segundo o médico de família e comunidade Luís Guilherme Costa, a microcefalia não é doença e sim o sintoma de uma doença. Em sua fala, Dr. Guilherme explica os critérios adotados para a confirmação dos casos de microcefalia. “Os casos são confirmados por critérios clínicos e radiológicos. Ou seja, pelo acompanhamento do desenvolvimento da criança somado aos exames. A medida do perímetro cefálico é apenas um dos elementos a serem observados”, alerta.

O Fórum reuniu profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, do Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – CIRM, do Centro de Convivência do Idoso – CCI, Assistentes Sociais da Previdência Social de Maracanaú, equipe de gestão da SMS e da Sasc, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Saiba mais – Segundo o Informe Epidemiológico nº 25/2016 sobre o Monitoramento dos casos de microcefalia no Brasil do Ministério da Saúde, desde o início das investigações, em outubro de 2015, foram notificados 7.438 casos suspeitos, sendo que 2.679 foram descartados e 3.433 permanecem em investigação. (Alessandra Silva)