Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe XIV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará

O XIV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará foi realizado, no dia 12 de setembro, na Uninassau – Campus Maracanaú. O objetivo foi contribuir para o fortalecimento e a qualificação dos Conselhos Municipais de Educação – CMEs para o acompanhamento e controle social das políticas públicas com vistas à garantia do Direito à Educação. Além de ampliar o olhar dos Conselhos sobre o seu papel frente as demandas educacionais da atualidade em suas principais dimensões e propiciar a integração entre os CMEs fortalecendo sua atuação nas diversas funções.

Na cerimônia de abertura, os estudantes da Escola Municipal Professora Francisca Florência da Silva apresentaram, com orientação da Professora Tereza Dourado, o projeto “Música e Tecnologia na Escola”, em que consiste tocar e cantar com Laptops XO. Representando o Centro de Línguas de Maracanaú – CLM, a estudante Kethley Carneiro cantou em Inglês acompanhada do professor Cristian Marques que tocou violão.

A palestra sobre o tema “Os Conselhos Municipais de Educação em Defesa do Direito à Educação de Qualidade Social” foi ministrada pela professora Gilvânia Nascimento, diretora jurídica e de legislação da UNCME Nacional e Coordenadora Estadual da UNCME Bahia.

Anízio Melo, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Nordeste debateu sobre o “Financiamento em pauta: O desafio da construção do Novo Fundeb”. Marina Araújo, assessora técnica do CEDECA e membro do Comitê Ceará da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, discorreu sobre Convivência, Direitos Humanos e Democracia: uma discussão necessária aos Conselhos. O professor Eilson Martins, do Conselho Municipal de Educação de Caucaia/UNCME, explicou sobre o Documento Curricular Referencial do Ceará e o Papel dos Conselhos Municipais de Educação.

Estiveram presentes Antonete Gomes, coordenadora estadual da UNCME Ceará, Marcelo Farias, secretário de Educação de Maracanaú, Marly Vidinha, vice-presidente da região nordeste da UNCME Nacional, Ada Pimentel, presidente do Conselho Estadual de Educação, Socorro Ribeiro, representando a 1ª CREDE e João Henrique, assessor jurídico da UNCME Nacional.

Os representantes dos Conselhos Municipais de Educação participantes foram os de Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Pacatuba, Fortaleza, Amontada, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Pentecoste, Beberibe, Cascavel, Itaitinga, Tejuçuoca, Itarema, Sobral, Ibiapaba, São Benedito, Frecheirinha, Sobral, Groaíras, Forquilha, Cariré, Ipu, Choró, Itatira, Canindé, General Sampaio, Quixadá, Ibicuitinga, Madalena, Mombaça, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Barreira, Ocara, Capistrano, Icapuí, Morada Nova, Russas, São João do Jaguaribe, Ararendá, Novas Russas, Ipaporanga, Tauá, Quiterianópolis, Crateús, Cedro, Várzea Alegre, Iguatu, Crato, Barro, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Salitre, Barbalha e Jucás. (Bruna Marques)