Pesquisadores visitam Reserva Indígena Pitaguary para realizar planejamento do ObservaSUAS

161

Membros do Observatório de Práticas do Sistema Único de Assistência Social – ObservaSUAS visitaram, no último dia 14, a Reserva Indígena Pitaguary com objetivo de realizar o planejamento anual. Na visita, guiada por Carlinhos Pitaguary, o grupo composto por profissionais da Secretaria de Assistência Social – Sasc percorreu uma trilha e conheceu o patrimônio natural e cultural da região e discutiu a realização do III Seminário da Política de Assistência Social de Maracanaú, cujo tema antevisto será “Direitos Humanos: territórios de resistência”. O evento contará com apresentações de trabalhos de profissionais da política de assistência social e de representações da sociedade civil.

O ObservaSUAS é um espaço que agrega experiências e produções no âmbito da política de Assistência Social em Maracanaú em suas diversas interfaces de atuação, possibilitando a disseminação de estudos e pesquisas para o fortalecimento da práxis social. Esse ano o observatório elegeu a categoria de território para balizar suas ações no ano corrente. A decisão foi motivada pela crescente demanda dos profissionais por compreender as dinâmicas que circundam e atravessam o trabalho em assistência social no município.

Segundo Lidiany Azevedo, psicóloga responsável pela Gestão do Trabalho, é preciso compreender o território para além das marcações geográficas que definem os limites dos bairros em Maracanaú. “Território é compreender as formas de organização da vida, desde a intimidade até a coletividade. É ser capaz de enxergar os valores, as crenças e os jogos de poder”, afirmou. (Sabrina Vieira)