Você está visualizando atualmente Programação cultural e final do concurso estadual de quadrilhas marcam o último dia do São João de Maracanaú 2018
Foto: Ari Feitosa

Após 17 dias de ampla programação cultural, com grandes nomes da música nacional e muita diversão, o São João de Maracanaú 2018 foi encerrado neste sábado, 23 de junho. Alegria e descontração, foram alguns dos ingredientes que marcaram o público do Maior e Melhor São João do Ceará.

No palco da Vila da Copa, o público pode prestigiar diversas atrações culturais como o Balé Contemporâneo da Academia Jane Santos e do Estúdio de Dança Raquel Pinheiro, o espetáculo “O quebra Coco”, da Academia de Arte Vânia Dutra, do município de Horizonte, Danças Urbanas, com o Studio de Dança MOVA, além do tradicional forró pé de serra com a Banda Bom Demais.

Foto: Ari Feitosa

Na Cidade Cenográfica teve ainda muita diversão nas barracas institucionais do Município e brincadeiras dos palhaços do Teatro de Rua, como também atividades da Paróquia Perpetuo Socorro e o Casamento Matuto do Grupo Boom Balaio. Na Fazendinha, os visitantes puderam se entreter com a visita aos animais e as réplicas de coisas típicas de fazenda. A dupla Leyde e Damata cantaram para os espectadores.

A emoção tomou conta do quadrilhódromo do São João de Maracanaú, palco da grande final do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, categoria adulto e infantil. Participaram da disputa dez equipes classificadas entre os dias 20, 21 e 22 de junho. Os jurados da competição avaliaram o desempenho dos grupos baseados em diversos critérios como: repertório musical, coreografia, figurino, casamento, marcador e conjunto. Após muita expectativa, a quadrilha Luar do Sertão, de Sobral, foi anunciada como a grande campeã do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas de Maracanaú. Em segundo lugar, ficou a quadrilha Junina Babaçu, de Fortaleza e, em terceiro lugar, ficou o grupo junino Arriba Saia, de Várzea Alegre. Na categoria infantil, a quadrilha vencedora foi a Filhos do Sol, de Caucaia. O segundo lugar foi conquistado pelo grupo Cai Cai Balão, de Fortaleza e o 3º lugar pela quadrilha Zé Moringa, também de Fortaleza.

Foto: Ari Feitosa

Durante as apresentações das quadrilhas, um momento foi reservado para homenagear àqueles que apoiam e valorizam à cultura no Estado do Ceará e, em especial no município de Maracanaú. O vice-prefeito, Roberto Pessoa, o secretário de Cultura e Turismo, Gerson Cecchini e o mestre da Cultura, José Almeida receberam da Associação Cultural Caninha Verde, o Troféu Amigos da Cultura. Participaram da entrega dos troféus o diretor da Secretaria de Cultura, Ivonaldo Lima, o presidente da União Junina do Ceará, Paulo Sérgio e a professora Dylla Costa. (Artur Filho)

Fotos: Ari Feitosa