Virada Cultural marca os 13 anos do Centro Cultural Dorian Sampaio

Você está visualizando atualmente Virada Cultural marca os 13 anos do Centro Cultural Dorian Sampaio
Foto: Ari Feitosa

O aniversário de 13 anos do Centro Cultural Dorian Sampaio foi comemorado com uma Virada Cultural realizada nesta terça-feira, 20, de 8 às 21h. A Secretaria de Cultura e Turismo- Secult organizou uma programação bem completa, composta por grupos de danças, show de humor, orquestras, marimbas e a solenidade de inauguração da identificação do Centro, com pracinha e Token.O evento reuniu crianças, jovens e idosos participantes dos equipamentos sociais, além de personalidades municipais.

Na ocasião, a Secult prestou homenagens a incentivadores da prática da cultura em Maracanaú. Foram agraciados, o Escritor e Presidente da Academia de Letras de Maracanaú, Francisco Siqueira de Lima, a Professora de Dança e fundadora do Grupo Arte sobre sapatilhas, Zenilda Nunes e o Mestre Almeida.

Foto: Ari Feitosa

A comemoração abrangeu também a entrega de algumas melhorias para o teatro e para a escola de música da Secult, que foram divulgadas pelo Secretário de Cultura e Turismo, Gerson Sechinni.

“Estamos aqui comemorando os 13 anos do Centro Cultural Dorian Sampaio e também entregando algumas melhorias para o nosso teatro. Conseguimos concluir a reforma geral do teto, a reforma dos camarins para oferecer um suporte melhor aos grupos que venham se apresentar em nosso espaço. Estamos ainda construindo novas salas para oferecer mais cursos em 2019 e com isso ampliar a escola de música e continuar formando talentos no município, explicou”.

Sechinni falou também da integração que a Secult criou com os artistas locais através dos editais de credenciamento e da instituição do calendário anual do órgão, que organiza todos os eventos oficiais do município. “Me sinto lisonjeado por esses feitos. Por meio disso conseguimos ajudar os grupos locais a fomentar o seu trabalho”, concluiu.

Saiba mais – O Centro Cultural Dorian Sampaio é composto por salas multiuso, refeitório, copa, anfiteatro, almoxarifado, banheiros, foyer, teatro, salão e uma vasta área comum de circulação. Seu principal equipamento é o Teatro que tem capacidade de receber 400 pessoas em sua plateia.

O equipamento tem como objetivo a formação artística, a difusão e o acesso à arte e a cultura. Atualmente são oferecidos cursos de formação em música da Secretaria de Cultura e Turismo e oficinas de violão, teclado e marimbas, flauta doce, sanfonas e de canto coral, além de promover as atividades da Banda de Música Municipal.

Além dos cursos, o espaço recebe apresentações de espetáculos de artes da Secult – CE com grupos de Teatro e de dança de parceiros, sede espaço para Projetos como o Sesc Cultura nas escolas, o Animar, Festivais de Dança, de Cinema, de Teatro, dentre outros eventos. (Sabrina Vieira)