Cristina Oliveira

Teresa Cristina de Oliveira Gomes é Graduada em Administração pela Faculdade Sete de Setembro, especialista em Gestão de Serviço de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Atualmente, cursa o oitavo semestre de Direito na Fametro. Sua trajetória na Prefeitura de Maracanaú iniciou na Secretaria de Educação, depois foi para Secretaria de Ação Social, na área Administrativa. Em 2001 foi convidada para assumir a Direção Administrativa da Secretaria de Saúde onde ficou até 2011, quando recebeu o desafio de assumir a Direção Administrativa do Hospital de Maracanaú. Em 2020 assumiu a Direção Geral e permanece até os dias atuais.
Sempre cumpridora de missão e com o compromisso de manter sua equipe motivada.

Competências

Promover o resgate e a manutenção da saúde através de serviços humanizados e resolutivos, satisfazendo plenamente os clientes, aperfeiçoando profissionais da saúde, utilizando os recursos humanos e tecnológicos compatíveis, fortalecendo as relações com a comunidade.

Ações

O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda oferece serviços ambulatoriais nas especialidades de:

- Cardiologia

- Ginecologia

- Endocrinologia

- Neurologia

- Pediatria

- Pneumologia

- Dermatologia

- Pré-natal de risco

- Pequenas cirurgias

- Otorrinolaringologia

- Hematologia

- Gastroenterologia

- Mastologia

- Urologia

- Patologia cervical

- Infectologia (DST/HIV)

- Diagnóstico por imagem – RX simples, mamografia, tomografia - computadorizada, RX contrastado, ultrassonografia

- Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico (SPA/SPI)

- Endoscopia digestiva alta

- Broncoscopia

Além de Serviço Social, dispõe de enfermagem (planejamento familiar, estomaterapia e vacinas),  fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, terapia ocupacional e Programa de Internação Domiciliar.  Disponibiliza ainda, assistência em hemoterapia, Banco de Leite Humano, nutrição e dietética, farmácia hospitalar, eletrocardiograma, holter, ergometria, ecocardiograma, monitorização ambulatorial da pressão arterial e laboratório de análises clínicas.

I. HISTÓRICO:

Fundado em 4 de junho de 1952 como Sanatório de Tuberculose, vinculado ao Ministério da Saúde, passou à condição de hospital geral em 1982. Na década de 90, assume o nome de Hospital Municipal de Maracanaú. Em 2000, foi municipalizado e, em 2008, em homenagem a um de seus diretores, seu nome passou a ser Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda.

O Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda é uma unidade integrante do Sistema Único de Saúde - SUS, classificado como uma unidade pública de médio porte e nível de complexidade secundária. Faz parte da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde - Cres, sendo referência para seus oito municípios (Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Redenção, Barreira e Palmácia).

Entre os anos de 2000 a 2010, os serviços hospitalares foram ampliados para ambulatoriais, também de nível secundário de assistência, com as unidades: Centro Integrado de Reabilitação - CIR, Policlínica de Maracanaú e Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico em DST/AIDS - CETAS. Dessa expansão, veio o nome Complexo Hospitalar e Ambulatorial de Maracanaú Dr. João Elísio de Holanda.

II. MISSÃO
“Prover a assistência à saúde da população de Maracanaú e dos municípios jurisdicionados pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Ceará, por meio de serviços hospitalares e ambulatoriais humanizados, de qualidade e de alta resolubilidade.”

III. VALORES ORGANIZACIONAIS
Comportamento ético
Humanização da assistência
Transparência nos atos da gestão
Foco nas necessidades do paciente
Educação permanente
Compromisso com a qualidade

IV. EQUIPE DIRETIVA
Diretora-geral - Cristina Oliveira
Diretor clínico - Marden Moura
Diretora Assistencial - Izabelle Rocha
Diretora Administrativa - Nívea Barroso

V. ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL

I. O HOSPITAL GERAL:

1. Unidade de Internação: com 111 leitos distribuídos nas seguintes Clínicas: Médica, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Tisiológica e Neonatal de Médio Risco .

2. Unidade de Pronto Atendimento (UPA) às Urgências e Emergências em 24h: com serviços de Pronto Atendimento para Adultos (SPA – 09 leitos), Serviço de Pronto Atendimento Infantil (SPI – 11 leitos) e Serviço de Pronto Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia.

3. Banco de Leite Humano: É um centro de apoio à amamentação. Desempenha importante papel no incentivo das práticas do aleitamento materno. Presta assistência e orientação às mães que desejam amamentar, possuindo uma equipe especializada, que está à disposição da comunidade no processo de coleta, processamento, estocagem e controle de qualidade do leite.

4. Farmácia Hospitalar: assistência farmacêutica a pacientes internados, pacientes do ambulatório de CTA/SAE e também a pacientes de alta hospitalar. Possui os seguintes setores: Central de Abastecimento Farmacêutico, Dose Individualizada, Farmácia Satélite (SPA) e Farmácia Ambulatorial.

5. Centro de Análises Clínicas (CAC): serviço de apoio ao diagnóstico de rotina e urgência através de diversos tipos de exames laboratoriais, para usuários de Maracanaú e dos municípios da 3ª CRES.

6. Centro de Imagens: Conta com os serviços de Radiologia (Convencional e Contrastada), Ultrassonografia, Endoscopia digestiva alta, Broncoscopia, Mamografia e Tomografia.

7. Nutrição e Dietética: Assistência nutricional a pacientes hospitalizados, acompanhantes e funcionários.

8. Agência Transfusional: núcleo de hemoterapia vinculado ao Hemocentro do Estado (Hemoce) e que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré- transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.

9. Serviço Social: atendimento aos usuários, familiares e acompanhantes, através de orientações sobre as normas e rotinas do hospital bem como proporcionando acessibilidade dos mesmos a seus direitos enquanto cidadãos.

VI. AS UNIDADES AMBULATORIAIS

1. Policlínica de Maracanaú: as consultas são agendadas através do Sistema de Regulação (SISREG), nas 14 especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Urologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Mastologia, Neurologia, Pediatria, Pneumologia, Pequenas cirurgias, Cirurgias plásticas, Pré-Natal de Médio Risco, Métodos Gráficos (ECG, Ergometria, ECO, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial-MAPA, Holter) e dos serviços de estomaterapia e Followup de Fonoaudiologia e Neonatologia.

2. Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico em DST/AIDS (CETAS): assistência nas áreas de Psicologia, Infectologia, Enfermagem, Serviço Social e Pedagogia.

VII. ASSESSORIAS À GESTÃO:

7.1 Núcleo de Epidemiologia Hospitalar: realiza ações de vigilância epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no ambiente hospitalar.

7.2. Comissões, Comitês e Instâncias de gestão participativa
1. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH);
2. Comissão de Documentação Médica, Estatística e Óbitos;
3. Comissão de Ética Médica;
4. Comissão de Notificação e Atendimento à Pessoa Vítima de Violência
Doméstica, sexual e/ou outras violências interpessoais;
5. Comissão do Hospital Amigo da Criança;
6. Comissão de Cuidados Paliativos;
7. Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
8. Comitê Transfusional;
9. Núcleo de Segurança do Paciente;
10.Comissão de Farmácia e Terapêutica;
11.Comissão de Acompanhamento do Plano de Adequações das Não
Conformidades identificadas na inspeção realizada pela Vigilância Sanitária
do Estado;
12.Comissão de Nutrição Enteral e Parenteral;
13.Comissão Política de Humanização;
14.Comissão de Prevenção e Controle COVID-19;
15.Grupo Gestor da Maternidade do Hospital da Mulher e da Criança

7.3 Ouvidoria.

7.4 Escritório de Planejamento e Qualidade (EPQ).

VIII. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

8.1 Núcleo de Recursos Humanos: Setores: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Educação Permanente.

8.2 Serviço de Manutenção e Transporte.

8.3 Núcleo de Atendimento: Setores: Comunicação, Atendimento ao Cliente, Recepção.

8.4 Núcleo de Informática.

8.5 Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas Hospitalares (SAME).

8.6 Serviço de Contas Médicas.

8.7 Serviço de Vigilância.

8.8 Setor Financeiro.

8.9 Núcleo de Almoxarifado e Patrimônio.

8.10 Serviço de Higienização, Limpeza e Lavanderia.

Endereço: Rua João Alencar S/N (Centro)Maracanaú

Telefones: 3521-5500
E-mail: financeiro_hospital@maracanau.ce.gov.br
Horário de Atendimento: 24h

Telefones Úteis

Banco de Leite: (85) 3521.5545
Hospital da Mulher e da Criança Eneida Soares Pessoa: (85) 3521.5517
Ouvidoria HMMc: (85) 3521.5522 / e-mail: ouvidoria.hospital@maracanau.ce.gov.br

Notícias do Hospital